segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Curso gratuito de sacolas retornáveis segue até outubro

imagem ilustrativa
 
Com o objetivo de reforçar a cultura das sacolas retornáveis, que não poluem o meio ambiente e possibilitam o lucro de maneira sustentável, além de promover a conscientização ecológica, segue até o mês de outubro o curso gratuito de sacolas retornáveis. O projeto está sendo realizado nos municípios de Águas Mornas e Santa Amaro da Imperatriz e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (SOL), por meio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural).
A coordenadora e organizadora do curso, Vanda Porciúncula, destaca a preservação do meio ambiente como um compromisso de todos. "Usar sacolas retornáveis representa um cuidado maior com nosso planeta. As sacolas plásticas sempre foram muito bem recebidas pela praticidade, mas infelizmente os usos delas causaram e causam malefícios à natureza", disse. Vanda explica que o grupo está apto a fazer as sacolas de tecidos a partir da quinta aula. O valor do produto individual depois de pronto é de R$ 15, mas pode variar devido à quantidade de material e ao tempo gasto na confecção.
Os cursos são ministrados no Centro de Cultura de Águas Mornas, toda segunda-feira à tarde. Em Santa Amaro da Imperatriz, a capacitação é realizada na Escola Municipal Augusto Althof, no bairro Caldas da Imperatriz, nas segundas, no período matutino, e nas terças-feira, o dia todo.
Para a criação da sacola, são necessários retalhos de tecidos, lã e agulhas de tricô. É importante salientar que todo o material é fornecido aos alunos gratuitamente. Por ser um trabalho manual, a idade dos participantes varia. "Teremos que reverter esta situação nos conscientizando quando formos às compras, levando uma sacola retornável. O que fizermos hoje, mesmo que seja o mínimo, representará muito num todo", finalizou.
DadosAs sacolas plásticas demoram a se decompor (entre 50 a 400 anos). Quando descartadas de forma incorreta, impermeabilizam o solo, formam ilhas de lixo plásticos no oceano e liberam toxinas durante o processo de decomposição.
fonte:sc.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário