quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Distritos de Inovação são lançados em Itajaí, Joaçaba, Lages e Chapecó


A parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e prefeituras, iniciativas privadas e universidades está construindo doze Distritos de Inovação, em todas as regiões do Estado, baseados na vocação econômica de cada uma. Destes, foram lançados quatro, nos municípios de Itajaí, Joaçaba, Lages e Chapecó. "Os Distritos são desenvolvidos seguindo este modelo da tríplice hélice, mas em Santa Catarina, por determinação do governador Raimundo Colombo, nós acrescentamos mais uma hélice: a sociedade", ressalta o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.
O projeto está inserido no Plano SC@2022, a cargo do Inova@SC. "Estamos concretizando o programa que elevará Santa Catarina ao Estado Máximo de Inovação. Trata-se de criar um novo paradigma de desenvolvimento econômico e urbano, permitindo agregar inovação à vocação histórica dos municípios", diz Bornhausen. A previsão é que o projeto seja implantado também em Joinville, Concórdia, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Criciúma, Florianópolis e Blumenau.
Itajaí foi o primeiro município a receber o modelo, em maio. Com uma área de 2,3 milhões de metros quadrados, o Distrito de Inovação estará localizado a oito quilômetros do centro da cidade, seguindo um novo urbano e de sustentabilidade, oferecendo trabalho, moradia, estudo e lazer em um mesmo ambiente. Em seguida foi a vez de Joaçaba, cujo projeto será viabilizado em um terreno de 30 mil metros quadrados, abrigando inicialmente até 64 empresas de base tecnológica e um centro de inovação que compreenderá entidades governamentais, de pesquisa e prestadores de serviços, entre outras organizações que darão suporte às empresas.
Em agosto foi realizado o lançamento do Distrito de Inovação de Lages, no qual está inserido o Órion Parque. O edifício-sede do Distrito, localizado próximo do campus do Instituto Federal (IFSC), terá 4 mil m² e concentrará incubadoras, centro de pesquisa e desenvolvimento, museu tecnológico, auditórios, salas de treinamento e inclusão digital, áreas de convivência e praça de alimentação. Encerrando 2012, o projeto foi lançado no Oeste catarinense. Dentro do conceito está o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ está localizado ao lado da Unochapecó e conta com 200 mil m2 de área. Neste espaço, será erguido o Centro de Inovação, com foco na prestação de serviços de apoio para os demais empreendimentos instalados no local, centro de pesquisa e desenvolvimento, laboratórios, pré-incubação de empresas e a presença de agentes de fomento.
Além disso, o Inova@SC também é o responsável pelo projeto de atração da empresa BMW para Santa Catarina. Será a primeira fábrica da empresa alemã na América Latina.
Sinapse da Inovação e Prêmio Stemmer – A SDS, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), deu continuidade em 2012 ao programa Sinapse da Inovação, no qual cem propostas selecionadas receberam R$ 50 mil cada para desenvolver produtos, processos ou serviços inovadores, além de apoio à inserção da empresa no mercado. Outro trabalho em parceria com a Fapesc foi o Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer - Inovação Catarinense que disponibilizou R$ 450 mil às pessoas, instituições e empresas que se destacaram na geração e absorção de processos, bens e serviços inovadores.

Fonte: www.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário