terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Palavra do Pároco referente a Posse do Prefeito, Vice-prefeito e vereadores de Pinheiro Preto


Fala do Pároco de Pinheiro Preto – Pe. Gilberto Tomazi


Exmos Senhores Prefeito, Vice-prefeito, vereadores eleitos e demais membros da comunidade pinheiropretense bom dia e um feliz 2013 a todos.
Agradeço o convite para estar com os senhores e senhoras neste momento importante da vida de cada um, e importante para a vida deste município, quando os senhores estão tomando posse dos mandatos de vereadores, prefeito e vice prefeito, juntamente com toda a equipe que auxiliará na administração pública deste município. É uma alegria poder dirigir umas palavras e invocar a benção de Deus sobre estas pessoas que estão a partir de hoje assumindo uma missão de renomada grandeza para Pinheiro Preto.
Em primeiro lugar quero agradecer a todos os funcionários e representantes eleitos da comunidade pinheiropretense, do último mandato, que nos últimos anos deram uma atenção especial não somente à dimensão social e politica mas também as dimensões educacional, cultural e espiritual deste município, apresentando e apoiando projetos que ajudaram a desenvolver melhor este lugar, melhorando a qualidade de vida da população.
Sei que todos aqui estão cientes da importância e da responsabilidade dos cargos e funções que estão assumindo ou reassumindo a partir deste dia. Todavia quero destacar a importância da ética, da justiça, da opção preferencial pelos mais pobres, do apoio a iniciativas que promovam a participação popular, a democracia, a organização comunitária, o fortalecimento de grupos que promovam o associativismo, o cooperativismo, e os valores e tradições culturais e religiosas de nossa gente. Destaco também a importância do orçamento participativo, das assembleias junto as comunidades para decidir como investir os recursos públicos, consultando os cidadãos em suas necessidades e prioridades. 
Creio que enquanto padre e representante da Igreja católica seja possível estabelecermos parcerias entre instituições públicas, privadas e religiosas para o bem de nosso povo. Coloco-me a disposição para aquilo que estiver ao meu alcance na promoção do bem comum, no planejamento, na formação, educação e desenvolvimento de iniciativas culturais e religiosas que julguem importantes e necessárias para o desenvolvimento cidadão e com qualidade de vida para o povo pinheiropretense.
Enfim assinalo para todos os que desejam continuar por mais tempo na vida pública, em cargos de confiança ou que necessitem do voto da população: todos os que hoje tomam posse, estão aqui para se colocar a serviço dos demais e não para ser servido, portanto procurem renunciar a interesses pessoais primando pelos interesses mais amplos e coletivos da população; se preciso for deixem de lado as ideologias partidárias para estar realmente a serviço de um município melhor, procurem estar a serviço prioritariamente dos que necessitam mais do vosso serviço, com simplicidade e empenho, cuidem para dar menos importância às estruturas que às pessoas que vos procuram, primem pela ética não aceitando subornos e nem se deixando corromper em hipótese alguma, levem sempre a sério e com responsabilidade aquilo que estiver sob a vossa responsabilidade e cuidem para poderem ir dormir todos os dias de consciência tranquila, procurem participar da vida de fé junto com o povo que que colocou nos senhores a sua confiança pelo voto e que agora os senhores os representam, assim terão mais credibilidade e reconhecimento em vossos empreendimentos e projetos. Valorizem o potencial e a sabedoria do povo, seus talentos, conhecimentos e sonhos. Coloquem pessoas sérias, honestas e de confiança nos cargos da vida pública. Procurem encontrar o máximo possível de consensos naquilo que realmente ajude este município a ser melhor.
Enfim, estou aqui para parabenizar a todos pela vitória obtida com as eleições. Vocês já conquistaram a vitória de serem os primeiros representantes e administradores dos recursos e patrimônio público de nossa população pinheiropretense, torço e rezo para que alcancem também o reconhecimento e a aprovação popular para os exercícios e responsabilidades que hoje assumem. Pedimos que o Deus da vida, neste dia da paz e da fraternidade universal, e sempre, vos abençoe e ilumine, derrame sobre todos os dons do seu santo espírito, a fim de poderem agir retamente e terem as melhores opções, escolhas e projetos para todo o exercício da atividade que agora assumem.
E, tal como o texto bíblico tirado do livro de Números, cap 6, ver 24 a 26, da liturgia católica deste domingo, invoco a benção de Deus sobre todas as pessoas aqui presentes, sobre todos os que tomam posse no dia de hoje e também sobre estas instituições (prefeitura e câmara de vereadores) responsáveis para bem conduzir o desenvolvimento deste município e a dignidade de cada cidadão Pinheiropretense.
“o Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor faça bilhar sobre vós a sua face, e se compadeça de vós. O Senhor volte para vós o seu olhar e vos dê a paz.” Que o Senhor Deus esteja sempre convosco, abençoando, protegendo, iluminando e derramando sobre todos as graças de que necessitarem . Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Desejo a todos sucesso e felicidades nesta nova empreitada e neste novo ano que se inicia.

 Pe. Gilberto Tomazi

Nenhum comentário:

Postar um comentário