segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prefeitura de Videira intensifica serviço de limpeza e roçada nos bairros







Entre os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura estão a limpeza dos passeios, o recolhimento de entulhos e a roçada em canteiros e em áreas onde não existem passeios.  “Com essas medidas, queremos deixar a cidade com bom aspecto, além de primar pela qualidade de vida e pela segurança da população, já que o excesso de lixo e entulho acaba danificando a infra-estrutura e causando prejuízos aos cofres públicos”, aponta o prefeito.Moradores dos bairros Farroupilha, Santos Dumont, Vinhedo do Velho Antonio, Alto do Boa Vista, Amarante, Cibrazém, Jardim Canadá e Quartel/Sesi já estão sentindo os reflexos da força tarefa de limpeza e roçada que a equipe de jardinagem da Secretaria Municipal de Agricultura está realizando nos bairros.  A iniciativa faz parte da valorização dos bairros e é uma determinação do prefeito interino Lourenço Becker que quer reverter o conceito de que apenas a área central da cidade recebe atenção da municipalidade. “No início deste ano enfrentamos um longo período de chuvas o que impossibilitou a realização das roçadas, agora, com o tempo firme, empreendemos uma ampla programação para manter todos os nossos bairros limpos e bem conservados”, explica Becker.

O coordenador da equipe de jardinagem – Vanderlei Cassanego explica que esta semana a equipe formada por nove servidores está dividida entre os bairros De Carli,  Farroupilha e Centro. Nos próximos dias os trabalhos se estenderão para o Morada do Sol, Pedreirinha e Rio das Pedras. Cassanego destaca que além das ruas, a equipe é responsável pela roçada e manutenção de jardins em mais de 200 pontos públicos entre canteiros, trevos, escolas, creches, postos de saúde, praças, cemitérios e floreiras instaladas na área central. “Pelo menos uma vez por mês esses locas recebem nossa visita para manutenção”.

De acordo com o coordenador de jardinagem, a partir do próximo sábado (20) o Centro também irá ganhar mais 27 floreiras do modelo barril que já enfeitam a cidade desde o ano passado. Desenvolvido para embelezar e promover um resgate histórico da história de Videira, no total serão 90 barris espalhados por praças, trevos e canteiros. “Além disso já estamos trabalhando na preparação de floreiras e canteiros que receberão as flores de inverno. Estamos removendo as flores de verão que darão lugar a espécie Flocos que é indicada para os dias frios”, diz Cassanego destacando que por ano a Prefeitura adquire e planta 140 mil mudas de flores e plantas.

Colaboração da comunidade

A limpeza e roçada das vias e canteiros públicos é desenvolvida pela equipe de jardinagem da Secretaria de Agricultura e pelo Departamento de Serviços Urbanos (DSU). Nos dois órgãos um problema é apontado de forma unânime: falta colaboração da comunidade. Segundo os responsáveis é comum os moradores depositarem grande quantidade de lixo, móveis e eletrodomésticos nas vias públicas. “Passamos pelos locais, roçamos e recolhemos esses entulhos e na semana seguinte é comum encontrarmos lixo novamente, por isso pedimos a colaboração de todos para que nossa cidade fique sempre limpa e bem cuidada”.

Outro problema constante é registrado na Praça do Atleta ao lado da Prefeitura e na Praça da Igreja Matriz. Nesses dois locais, os moradores levam seus animais para passear e fazer suas necessidades, mas esquecem de recolher a sujeira. “Não custa nada levar uma sacolinha ou um saco plástico e recolher a sujeira que os cães fazem. Essa iniciativa demonstra respeito com o espaço público e com as pessoas que ali freqüentam. É uma questão de conscientização”, finaliza Cassanego.


Fonte: Silvia Palma - Assessora de Comunicação Prefeitura de Videira

Nenhum comentário:

Postar um comentário