quarta-feira, 17 de abril de 2013

Produção nacional de insulina pretende ampliar acesso ao medicamento


O Brasil retoma neste ano a produção de insulina no país. Com o lançamento da medida, que ocorreu nesta terça-feira (16), o governo brasileiro pretende ampliar a oferta do medicamento aos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de reduzir a vulnerabilidade do país à indústria farmacêutica internacional.  
A fabricação será feita no Laboratório Biomanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz, e conta com uma parceria entre o Ministério da Saúde e o laboratório ucraniano Indar, um dos três produtores do medicamento no mundo. O acordo estabelece a transferência de tecnologia para a produção nacional.
Em janeiro deste ano, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha,em um pronunciamento, já havia declarado a importância da produção nacional de insulina.
"Primeiro porque nós vamos gerar emprego, renda, conhecimento, inovação tecnológica aqui no Brasil para brasileiros, mas mais do que isso, nós teremos a segurança da produção aqui no Brasil, fazer com que a oscilação internacional, qualquer crise internacional, qualquer decisão de um laboratório internacional de suspender a produção isso não afete a saúde dos brasileiros."
O Brasil dependia das importações de insulina desde 1999. Nesse ano, a Biobrás, laboratório que produzia a substância e a fornecia ao SUS, foi vendida a um grupo internacional. Com o acordo, a previsão é que em três anos, o país passe a fabricar o medicamento em escala industrial.
A insulina é utilizada no tratamento de diabetes. De acordo com o Ministério da Saúde, 7,6 milhões de brasileiros têm diabetes atualmente. Destes, cerca de 900 mil dependem exclusivamente do SUS para a obtenção do medicamento.
fonte:Radioagência NP, Daniele Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário