quinta-feira, 18 de abril de 2013

Videira: Sindicato dos Empregados no Comércio é contrário ao trabalho aos domingos e feriados


O Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC) de Videira se posicionou contrariamente ao trabalho nos domingos e feriados. Um dos motivos apontados pelo presidente do Sindicato, Volmir Maurer, é a questão social das datas. “São dias onde o trabalhador tem que aproveitar para o convívio com seus familiares”.
Para o presidente, a abertura do comércio nos domingos e feriados não irá refletir numa geração de emprego e no aumento das vendas do comércio. “Isso apenas faz com que o trabalhador tenha uma jornada maior, sem que exista uma garantia do recebimento por este serviço extra”.
Maurer lembra que, inclusive, a atual convenção coletiva feita entre o Sindicato dos Empregados e o Sindicato Patronal veda a abertura do comércio aos domingos e feriados. “Mas, tem como exceção a peculiaridade do estabelecimento, com o acordo de abertura com os lojistas do shopping”.
Outro fator esclarecido por Maurer, é de que alguns estabelecimentos comerciais, como pequenos mercados, podem abrir aos domingos e feriados, desde que sejam familiares. “Existe um dispositivo constitucional que prevê este tipo de funcionamento e não podemos fazer nada com relação a isso, desde que o atendimento seja feito pelos familiares”.
fonte: Popular FM/Videira

Nenhum comentário:

Postar um comentário