segunda-feira, 17 de junho de 2013

FAO anuncia que 38 países reduziram a fome pela metade

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, reconheceu oficialmente, este domingo, 38 países por terem reduzido, pela metade, o número de pessoas que passam fome. A meta foi alcançada bem antes do prazo estipulado para 2015.
Durante a cerimônia, em Roma, na Itália, o diretor-geral da agência da ONU, José Graziano da Silva, disse que a FAO está orgulhosa em trabalhar com os países membros para alcançar a visão de um mundo sem fome.
O Brasil recebeu um diploma por ter conseguido atingir a meta número um dos Objetivos do Milênio, antes de 2015.
O prazo foi estipulado em 2000, quando a comunidade internacional se reuniu durante a Assembleia Geral da ONU. Um pouco antes, em 1996, 180 países também discutiram formas para acabar com a fome durante encontro na sede da FAO.
Graziano da Silva afirmou ainda que "esses países são uma prova de que quando as sociedades decidem acabar com a fome e quando há um compromisso político dos governos, pode-se transformar vontade em ações concretas e resultados."
Além do Brasil, estão na lista das nações que reduziram a fome Angola, São Tomé e Príncipe, Venezuela e Vietnã.
Segundo a FAO, outros 8 países estão caminhando para alcançar a meta daqui a dois anos, entre eles estão, China, Etiópia e Ruanda.
Graziano da Silva disse ainda que faltam 928 dias até o fim de 2015. Ele fez um apelo para que os países façam o possível para pôr um fim a esse problema. O chefe da FAO afirmou que "essa é a primeira geração que pode acabar com a fome, que tem afetado a humanidade desde o nascimento da civilização".
Fonte Rádio ONU, Edgard Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário