sexta-feira, 7 de junho de 2013

Professores da Rede Municipal de Videira recebem capacitação através do Pacto Nacional para alfabetização na idade certa


Ampliar
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, é um programa nacional que contempla uma política pública educacional, cujo objetivo primordial é alfabetizar com letramento, todas as crianças do Brasil até os 8 anos de idade, quando em geral conclui o 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos. Segundo o secretário de Educação de Videira – Roberto Maraschin Primo, esse objetivo é amparado por um eixo muito importante dentro do programa, que é a formação continuada dos professores alfabetizadores. “O aprendizado adquirido por nossos professores, neste contexto, é convertido em práticas pedagógicas qualitativas para que todos os alunos do ciclo de alfabetização tenham o direito de aprendizagem garantido, assim como a plena alfabetização e o letramento ao concluir 3º ano do Ensino Fundamental”, diz. 

Maraschin aponta que em Videira, esse trabalho vem acontecendo desde o mês de março, onde as orientadoras Lucimere Tonello e Maria Lucia Deluque Altenhofem, que recebem capacitação da UFSC e sob a orientação da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Mara Lucia Secchi Mezarobba, fazem encontros quinzenais com as educadoras do município. Nas reuniões as profissionais realizam um estudo aprofundado do material do Programa, trocam de experiências e levantam sugestões para a aplicação de atividades diferenciadas nas escolas do município.

Segundo a alfabetizadora Maria Lucia, que é efetiva no município há mais de 10 anos, atuando a maior parte do tempo como os pequenos alunos, este trabalho tem sido uma forma de resgatar a diversidade de atividades no processo de ensino/aprendizagem. Para ela, com a capacitação continuada é possível alfabetizar e letrar de forma mais atraente e motivadora, onde o aluno se sente desafiado e motivado a ir além. “Com a realização dos encontros e debates podemos afirmar, através das alfabetizadoras, que o trabalho tem sido de grande valia, com momentos de estudo, prática e troca de experiências, sempre visando a qualidade da alfabetização e do letramento, com objetivo de tornar nossos alunos mais críticos e participativos”.


Silvia Palma
Assessora de Imprensa Prefeitura de Videira

Nenhum comentário:

Postar um comentário