segunda-feira, 3 de março de 2014

Erval Velho obtém 5º colocação entre os municípios da AMMOC no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável


O município de Erval Velho-SC, está entre os 5 colocados da região da AMMOC (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense) no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS). Este índice é realizado para aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável construído a partir de uma série de indicadores considerados fundamentais para diagnosticar o grau de desenvolvimento de um território. 

O IDMS considera o equilíbrio das dimensões Sociocultural, Ambiental, Econômica e Político-Institucional. Ao avaliar o desenvolvimento, o IDMS configura-se como uma ferramenta de apoio a gestão capaz de evidenciar as prioridades municipais e regionais e situar as municipalidades em relação a um cenário futuro desejável. 

O objetivo principal deste índice não é comparar o desenvolvimento sustentável entre municípios de um estado ou região, e sim, possibilitar que os municípios utilizem o IDMS como uma ferramenta de monitoramento dos indicadores e de planejamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. 

De acordo com dados da FECAM (Federação Catarinense de Municípios), Erval Velho está na 88ª colocação entre os 293 municípios de Santa Catarina. Já na região da AMMOC, Erval Velho ocupa a 5ª colocação entre os 13 municípios. Os dados da pesquisa são referentes nas dimensões avaliadas entre os anos de 2010 e 2013. 

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Erval Velho, o líder do Governo no legislativo, vereador Acyr da Silva (PMDB), apresentou os dados do IDMS. Acyr afirmou estar feliz com o resultado da pesquisa: “Estamos felizes que este índice melhorou muito. Isto qualifica Erval Velho entre municípios fortes de Santa Catarina, com potencialidades maiores do que nosso território.
Acyr comenta que isto é fruto de um ótimo trabalho desenvolvido pela Administração Municipal: “Esta é uma conquista nobre para o nosso município” finaliza o legislador. 

Joaçaba é destaque no Prêmio Município Sustentável 

A FECAM, em parceria com as 21 associações de municípios do estado criou o Prêmio Município Sustentável, que tem como objetivo principal valorizar os municípios catarinenses que possuem os melhores indicadores, visando desenvolver a cultura do planejamento, monitoramento e da formulação de políticas públicas baseadas nas informações estruturadas que integram o sistema. 

Outras finalidades são: Orientar os municípios a executarem políticas públicas que visam o desenvolvimento sustentável e estimular os municípios a elevarem o nível dos seus indicadores, possibilitando que ao longo dos anos haja o avanço no desenvolvimento sustentável dos municípios. 

A premiação foi divida em categorias nas quais foram considerados os municípios destaques nos índice estadual, geral, regional e nas dimensões sociocultural, econômica, ambiental, político-institucional, educação, saúde, cultura, habitação, participação social, gestão pública e finanças públicas.

Dos municípios da AMMOC, Joaçaba foi eleito, o melhor município se tratando de sustentabilidade e ficou em 11º lugar em Santa Catarina na somatória dos índices, atingindo uma pontuação geral de 0,784.   A entrega do Prêmio Município Sustentável aos municípios classificados aconteceu no dia 12 de fevereiro durante o Congresso Catarinense de Municípios, no Centro Sul (Centro de Eventos), em Florianópolis.

Fonte e foto: Christian Conte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário