quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Petrobras aumenta os preços da gasolina em 6% e do diesel em 4%

reprodução/ABr


A Petrobras informou, na noite desta terça-feira (29), que decidiu reajustar os preços de venda de seus combustíveis nas refinarias. Os reajustes são de 6% na gasolina e de 4% no óleo diesel.

Os aumentos já valem a partir desta quarta-feira (30) e são em valores médios no Brasil. “Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS”, especificou a estatal em nota.

A recomposição de preços é uma estratégia da companhia para recuperar sua situação financeira e permitir que possa manter os investimentos previstos.

fonte:Agência Brasil
__________________
______________

Previsão do tempo para quarta-feira

reprodução/ilustrativa



Aumento de nebulosidade em todo o Estado, com chuva e trovoadas a partir do Oeste e Norte do Estado, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná, por influência de um cavado (área alongada de baixa pressão). No decorrer do dia, a instabilidade desloca para sul, provocando chuva na maioria das regiões. Temperatura em pequena elevação durante o dia. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado. As informações são da Epagri/Ciram
______________

Assuntos debatidos na última sessão da Câmara de Vereadores de Tangará




A Câmara de Vereadores de Tangará realizou na noite desta segunda-feira (28) a última sessão do mês de setembro.

Um novo projeto deu entrada na casa:

Projeto de Lei N° 039 "AUTORIZA A APLICAÇÃO DE RECURSOS DE RECEITAS DE CAPITAL DERIVADAS DE ALIENAÇÕES DE BENS E DIREITOS NO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL".

Foi aprovado ainda em segunda e última votação:

Projeto de Lei N° 030 "RECONHECE A DÍVIDA DO EXERCÍCIO ANTERIOR QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Na palavra livre o Vereador Pedro Magnagnagno fez um comentário a respeito do Projeto que deu entrada na casa na noite desta segunda-feira. Segundo o Vereador, o que chamou atenção é o fato de que foram vendidos diversos equipamentos que pertenciam a Secretária de Agricultura, como um caminhão de dejetos suínos, seis enciladeiras, e ainda grampos e sucatas.

Pedro mostrou-se preocupado, pois, no inicio do próximo ano as enciladeiras serão solicitadas, e a falta destes maquinários irá prejudicar muito os produtores, que terão que gastar mais do que o previsto em seus orçamentos.

A Presidente da Câmara, Girlene Borsoi, também fez uso da palavra livre pra comentar sobre o projeto de lei que deu entrada na noite desta segunda, este projeto tem o valor de R$ 161.340,77 (cento e sessenta e um mil trezentos e quarenta reais e setenta e sete centavos).

Girlene comentou a respeito de uma reunião realizada com o Representante da FATMA de Caçador, Dario Francio, que veio a convite do legislativo, para esclarecer algumas dúvidas dos Vereadores. Na opinião da Vereadora esta reunião foi de grande importância, pois assim os Vereadores saberão como proceder com o projeto que está em tramitação na casa.

A Vereadora pediu que fosse encaminhado um ofício a empresa Planaterra, responsável pelas obras na SC 453, para que a mesma possa analisar a questão dos bueiros no perímetro urbano. Girlene disse que próximo a Escola João Jorge de Campos existe um bueiro aberto. Ela destaca que essa situação pode oferecer risco para motoristas e pedestres, pois o fluxo diário de carros, caminhões e pessoas é de grande proporção.

A Presidente também convocou os Vereadores e a população em geral para um esclarecimento do BCP (Bombeiro Civil Profissional) Fernando de Souza, falando sobre projetos e o trabalho que vem sendo desempenhado pela corporação. Este esclarecimento acontecerá no dia 05 de outubro às 18h na Câmara de Vereadores.

Nada mais constando a Presidente encerrou a sessão e convocou os demais Vereadores para a próxima sessão ordinária, marcada para o dia 05 de outubro às 19h30.

Fonte: Assessoria Câmara de Vereadores
______________________________________

REGIÃO/Fraiburgo: Realizadas na terça-feira mais duas ações para construção da 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz



Foram realizadas na noite de terça-feira (29/09), duas atividades no bairro São Miguel visando ultimar os preparativos da 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz, que acontece domingo 04/10 as 9h00min na Praça Maria Frey, conheça a programação completa clicando no link:http://www.esportesemdebates.blogspot.com.br/2015/09/caminhada-ecumenica-pela-paz.html
A primeira foi o encontro para preparação dos detalhes que ainda faltavam para a realização da caminhada, participaram integrantes do Conselho Pastoral da Comunidade São Miguel (CPC), Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) e Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô.




A outra ação aconteceu na Escola Estadual de Ensino Básico Eurico Pinz, integrantes das instituições que estão promovendo a 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz, foram convidados pelo educador Sandro Caripuna (diretor da escola) para divulgar e convidar os estudantes e educadores da Escola para participarem da mobilização ecumênica pela paz que acontecerá no domingo.




“As duas atividades foram muito produtivas, o espaço oferecido pelo professor Sandro, permitiu o dialogo direto com os estudantes e foi muito proveitoso, atitudes como essa o tornam um diretor de escola diferenciado e que realmente se preocupa com a formação integral dos estudantes”. Comenta Luiz Coelho.



______________________________

REGIÃO: Videira vai multar comerciante que utilizar calçada




Foto:Divulgação


A Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Planejamento, intensificará a fiscalização de passeios públicos, a partir desta semana. De acordo com o fiscal de posturas – Vilson Luiz Panisson Junior, a constante utilização dos passeios de forma irregular motivou a ação. “Temos vários registros e reclamações de comerciantes que expõe suas mercadorias nas calçadas, obstruindo a passagem e impedindo a livre circulação, obrigando os pedestres a desviarem desses itens pela rua, o que acaba colocando a vida deles em risco”, declara.

A fiscalização visa a regularização da situação, bem como orientar comerciantes e afins sobre a utilização dos passeios públicos, seguindo o disposto no artigo 31, inciso X da Lei Complementar 55/07 do Código de Posturas do Município de Videira, que diz que é passível de multa quem “embaraçar ou impedir por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres ou veículos nas vias, praças, passeios e logradouros públicos”. Ou seja, aqueles que estiverem em desacordo com a legislação vigente, poderão ser notificados e poderão ser submetidos a multas que é de 100 UFMs - Unidades Fiscal do Município, que hoje equivale a R$ 274,87. Em caso de reincidência a multa poderá ser elevada em 20%.

A também fiscal de posturas, Débora da Silva aponta que a população pode contribuir com a ação, denunciando os estabelecimentos que estiverem obstruindo os passeios. As denúncias devem ser repassadas à Ouvidoria da Prefeitura de Videira, pelo telefone 0800-642 -2021.



Fonte: Silvia Palma/Assessoria
__________________________________

Anulação de licença da UHE São Roque minimiza crime ambiental e social, afirma Padre Pedro


O Ministério Público Federal em Joaçaba recomendou, nesta segunda-feira (28), que a Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Fatma) anule a Licença Ambiental Prévia e a Licença Ambiental de Instalação, com imediata paralisação das obras de implantação da Usina Hidrelétrica São Roque. A informação foi destacada pelo deputado Padre Pedro Baldissera nesta terça-feira (29), que classificou a obra como mais um exemplo de ataque aos direitos das famílias de agricultores atingidas por barragens.

“Além das questões ambientais apontadas pelo MPF, nós temos mais de 800 famílias atingidas, e pouco mais de 400 reconhecidas. As famílias vivem incertezas, são pressionadas por grupos poderosos, e não tem onde se socorrer disso”, afirmou o parlamentar. A usina, que atingirá os municípios de Vargem, São José do Cerrito, Brunópolis e Curitibanos, já enfrenta forte resistência das populações dos quatro municípios. 

O Ministério Público recomenda também que uma nova Licença Ambiental Prévia seja expedida somente quando comprovada a viabilidade ambiental do empreendimento. Já a Licença Ambiental de Instalação, conforme o MPF, será concedida apenas quando forem atendidas todas as condições impostas na primeira licença.

Segundo Padre Pedro, o MPF apontou que o consórcio responsável pela barragem deixou de cumprir diversas etapas no Estudo de Impacto Ambiental, entre as quais a avaliação da eficiência dos programas ambientais propostos, não comprovação de que a retirada da vegetação de Mata Atlântica não colocará em risco de extinção espécies ameaçadas e não consideração dos impactos cumulativos em decorrência da implantação de outros empreendimentos hidrelétricos na bacia do rio Canoas. 
“A UHE Garibaldi causou prejuízos a centenas de famílias, muitas delas até hoje aguardando soluções. Além disso, questões ambientais também foram atropeladas, com prejuízos para toda biodiversidade da região”, explicou.

De forma objetiva, segundo padre Pedro, o que o Ministério Público apontou foi que não houve avaliação sequer do impacto sobre o rio, que já recebeu mais uma barragem. “A Comissão de Licenciamento, nas palavras do MPF, ‘ignorou os pareceres da própria equipe técnica da Fatma para emissão da Licença Ambiental Prévia e, posteriormente, emitiu a Licença Ambiental de Instalação’. Isso é muito grave”, complementou.

O MPF afirma que as licenças ambientais foram expedidas de forma ilegal, sem o atendimento das disposições constitucionais, legais e regulamentares aplicáveis. O prazo para manifestação da FATMA é de 20 dias.
fonte:Assessoria de comunicação
__________________________________________

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sol volta a aparecer em Santa Catarina nesta terça-feira


A terça-feira começa com mais nuvens e nevoeiros da Serra ao Litoral. No decorrer do dia, tempo estável com predomínio de sol entre poucas nuvens em Santa Catarina. Temperatura mais amena no início da manhã e em elevação no decorrer do período. Ventos de nordeste, fraco a moderado.

Quarta-feira- A nebulosidade no Estado volta a aumentar gradativamente e, a partir da tarde, volta a chover em todas as regiões. Temperatura em elevação. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas. As informações são da Epagri/Ciram
____________________

FIM DA GREVE: INSS deve voltar a atender nesta quinta-feira



A greve dos Servidores da Previdência Social está prestes a chegar ao fim. Nesta terça-feira, 29, será assinado o acordo firmado com a categoria em Brasília. De acordo com o coordenador geral do SINDIPREV em Santa Catarina, Luciano Veras, na quinta-feira, 1°, o atendimento deve voltar ao normal.

Foram 84 dias de greve sendo maior parte deste período, paralização total das atividades. De acordo com Luciano, os servidores voltas às atividades na quarta-feira, mas as portas ficarão fechadas para atualização e preparação para voltar a atender o público.
fonte: Caçador Online 
________________________________________________

Defesa Civil divulga relatório sobre chuvas em SC



O relatório mais recente da Defesa Civil de Santa Catarina aponta que 26 municípios foram afetados por eventos climáticos adversos entre quinta-feira, 24, e esta segunda-feira, 28. As ocorrências envolvem vendavais, quedas de granizo e chuvas torrenciais.

Os municípios afetados são: Abdon Batista, Abelardo Luz, Alfredo Wagner, Anita Garibaldi, Braço do Norte, Bom Retiro, Capão Alto, Capinzal, Caxambu do Sul, Celso Ramos, Cerro Negro, Chapecó, Correia Pinto, Erval velho, Itá, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Lacerdópolis, Lages, Otacílio Costa, Pinheiro Preto, Rio do Sul, São Joaquim, Seara, Xanxerê e Xavantina.

Diante do cenário de chuvas fortes e do volume de água que desceu pelos rios que cortam o Alto Vale do Itajaí, por medida de segurança, em Rio do Sul famílias foram encaminhadas para abrigos públicos. No bairro Progresso, 32 pessoas (nove famílias) foram alojadas. Já no bairro Bela Aliança, dois abrigos receberam 161 pessoas (42 famílias).

Na região Serrana, em Otacílio Costa, a coordenadoria municipal de proteção e defesa civil monitora o nível do rio Canoas. O mesmo ocorre em Correia Pinto. Já em Bocaina do Sul, houve danos em vias públicas.

No Extremo-Oeste do Estado, o Rio Itapiranga chegou a 6,47 metros às 5h desta segunda-feira. No decorrer da manhã, o nível teve uma estabilização e passou a baixar com o cessar das chuvas.

No Planalto Norte de Santa Catarina, houve registro de alagamentos pontuais em Rio Negrinho e em São Bento do Sul. Na região também houve deslizamento de terra, sem danos para a população. No Norte do Estado, houve registro de deslizamentos em Jaraguá do Sul, mas também sem danos.

Na Grande Florianópolis, Alfredo Wagner registrou queda de pontes e 20 famílias ficaram isoladas.

Defesa Civil/SC
_____________________________________

REGIÃO/Esporte: Caçador sedia novo evento de MMA em novembro




Nos dias 20 e 21 de novembro, o município de Caçador volta a sediar um evento de MMA. Trata-se do K.O Combate 2, que teve detalhes divulgados em coletiva de imprensa na última sexta-feira, na Uniarp. A universidade é uma das apoiadoras do evento.



Segundo os organizadores Michel Cavalet e Fernando Scariot, o sucesso da 1ª edição do evento, no ano passado, motivou a realização do segundo K.O Combate. “No ano passado foram 1200 pessoas que puderam ver as lutas de MMA de perto. Esse é nosso objetivo: que o público de Caçador e região possa acompanhar as emoções de um evento como esse sem precisar viajar a um grande centro”, explicou Cavalet.

Serão 10 lutas nas categorias 66 e 71 Kg, com destaque para duas disputas de cinturão. Uma delas com a presença do lutador Erick Índio Brabo, finalista do TUF Brasil 2015. O card conta ainda com três atletas de Caçador, José Lucas Pelé, Márcio Pimentel e Everton Mexicano.

No dia 20 de novembro, sexta-feira, acontecem os eventos pré-luta, ou seja, a pesagem e encarada dos atletas, no Bar do Dudo. As disputas no octógono serão no sábado na Arena Uniarp.

“A Uniarp apoia mais uma vez esse evento, até pela relação que temos com o Cigano. Estaremos envolvendo nossos acadêmicos de Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem, o que acaba sendo para eles uma grande aula prática”, declarou o professor Jorge Velasquez.

Ingressos – 1º lote

Arquibancada – R$ 20
Cadeira – R$ 35
Mesas – R$ 250,00 para quatro pessoas (atendimento exclusivo de garçons).

Locais para compra dos ingressos: Cantina da Uniarp, Posto Dudo e Donna Benta.

Telefone para informações e empresas interessadas em patrocinar o evento: 9994 9399.
fonte:Caçador Online 
______________________________

REGIÃO: Carreta tomba na SC-453 em Luzerna

A Polícia Militar Rodoviária, posto de Ibicaré, atendeu na noite desta segunda-feira, 28, uma saída de pista seguida de tombamento de uma carreta na SC-453, em Luzerna. O veículo envolvido foi uma Scania placas de Ibicaré. O fato aconteceu por volta das 21h40, na altura do Km 67,550m da rodovia. A carreta era conduzida por um rapaz de 23 anos que sofreu ferimentos leves.

O veículo permanecia no local até a manhã desta terça-feira.



fonte:Eder Luiz

REGIÃO: Camerata de Videira interpreta músicas clássicas e populares durante concerto


Contrapondo o barulho da chuva que insistia em cair no último domingo (27), o concerto da Camerata de Videira encantou a todos os presentes. Violinos, violoncelos, violas e um piano deram o tom da apresentação que, apesar de intimista, agradou a todos os gostos – desde os mais clássicos, até o mais populares. O espetáculo foi realizado no Centro de Eventos Vitória (CEVI), pela Prefeitura de Videira, por meio do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura, com o apoio das associações Suíça e Videira Música Viva. 

“A cada concerto, é possível ver a evolução da Camerata de Videira e dos músicos. Isso é resultado do trabalho e empenho de cada um, que se dedica intensamente a uma rotina de ensaios e aperfeiçoamento. Os músicos da Camerata iniciaram todos na Escola de Música do município e ver o resultado desse trabalho me deixa extremamente orgulhoso”, declarou o prefeito de Videira Wilmar Carelli, que prestigiou a apresentação juntamente com o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt. 

O Concerto da Camerata teve regência do maestro Aymoré Pereira de Souza Júnior. O espetáculo foi dividido em três partes: a primeira contou com a execução de músicas eruditas, como Sinfonietta, de Beethoven. Seguida pela segunda parte, composta por músicas brasileiras, como Romaria, de Renato Teixeira. E por último, teve a apresentação de canções temas de filmes, como New York, New York, de John Kander, e O Fantasma da Ópera, de Andre Webber.

A instrumentista Debora Tibes Fagundes toca violino há 12 anos e há três faz parte da Camerata de Videira, onde iniciou tocando violino e atualmente toca viola. Para ela, o bom entrosamento do grupo é o responsável pelo sucesso da apresentação. “Eu não medi esforços para estar aqui hoje e fazer uma bela apresentação e tenho certeza que o mesmo aconteceu com meus colegas de palco. Como a maioria de nós iniciou juntos na Camerata, já temos uma história e uma boa harmonia”. Ela disse ainda que durante o Concerto, o maior desafio foi tocar sem o maestro lá na frente, já que o Aymoré também estava tocando. “Tivemos que ter uma atenção redobrada, mas, graças a nossa união e conhecimento, ocorreu tudo bem e acredito que o público gostou do resultado” explicou Debora. 

A próxima apresentação do Núcleo de Música de Videira acontece no próximo domingo (4), com o Concerto Clássico das Seis Cordas, quando sobem ao palco do CEVI a Orquestra de Violões Acordes Clássicos e a Orquestra da Escola de Violões. 

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel
_____________________


REGIÃO: Acidente de trabalho tira a vida de homem de 56 anos




Um homem de 56 anos perdeu a vida em um acidente de trabalho registrado por volta das 20h20min desta segunda-feira(28) em uma serraria, localizada às margens da BR-282, em Campos Novos.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o homem, identificado como Joãozinho Brunetta, Zinho como era conhecido, foi prensado contra a parede por uma empilhadeira. A vítima foi encaminhada ao hospital Dr. José Athanásio com suspeita de traumatismo craniano, fratura no tórax e hemorragia interna.

Por conta da gravidade dos ferimentos, Joãozinho não resistiu e foi a óbito a caminho do hospital.

As causas do acidente estão sendo investigadas.


Fonte: Aconteceu CN
______________________________________________


Neste domingo em Tangará - BrincaLEO

Neste domingo dia 04 de outubro o LEO Clube Tangará estará promovendo o BrincaLEO, um evento exclusivo para a criançada. Haverá brinquedos, cama elástica, pintura facial, cantinho da leitura e também da pintura. As atividades serão gratuitas e começam a partir das 14h. Mamães tragam suas crianças, nós de LEO Clube esperamos por vocês!
____________________

REGIÃO: Caminhada Ecumênica pela Paz construindo uma Cultura de Paz em Fraiburgo acontece no próximo domingo 04/10!


Acontece no domingo (04/10), as 9h00min na Praça Maria Frey a 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz, com o lema: “Fraiburgo Construindo uma Cultura de Paz”. Serão quatro pontos de concentração de caminhantes pela paz. Três concentrações acontecerão as 7h45mn nos seguintes locais:
Rádio Fraiburgo: a concentração para moradores/as dos bairros: São José, Santo Antônio, Nações, Portal e Jardim América acontecerá em frente a Rádio Fraiburgo.
Escola Bela Vista: a concentração para moradores/as dos bairros: São Sebastião. Santa Monica, Vila Nova, Bela Vista e Centro acontecerá em frente à Escola Estadual Bela Vista.
Vila Salete: a concentração para moradores/as dos bairros: São Cristóvão, Gruta, Jardim das Hortênsias e Vila Salete será no pátio do pavilhão comunitário.


A quarta concentração acontecerá em frente ao Dojô Cidadão do Futuro e Sala de Inclusão Digital da Apafec às 6h45min, com a saída para o bairro Salete ás 7h00min, nesse espaço se encontram moradores/as dos bairros: São Miguel e Nossa Senhora Aparecida e do Assentamento São João Maria.


A programação da 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz será a seguinte:
6h45min – Inicio da concentração bairro São Miguel – em frente ao Dojô Cidadão do Futuro e Sala de inclusão Digital da Apafec;
7h00min – Saída dos caminhantes do bairro São Miguel e Nossa Senhora Aparecida rumo ao bairro Salete;
7h45min – Concentração na Vila Salete no pátio do pavilhão comunitário;
Concentração em frente a Rádio Fraiburgo;
Concentração em frente à Escola do bairro Bela Vista;
8h00min – Saída dos Caminhantes pela Paz, dos três pontos de concentração em direção a Praça Maria Frey;
9h00min – Acolhida dos Caminhantes pela Paz e inicio das apresentações culturais;
9h30min – Celebração Ecumênica Pela Paz;
10h15min – Abraço Ecumênico Pela Paz no Lago das Araucárias.


A 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz é promovida pelas Igrejas Cristãs; Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular); Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô; Grupo Voluntário Vida e Cidadania – (GVC); e Rede Feminina de Combate ao Câncer.



FAÇA PARTE DA 1ª CAMINHADA ECUMÊNICA PELA PAZ E AJUDE A CONSTRUIR UMA CULTURA DE PAZ EM FRAIBURGO!


envio - por: Esportes_Debate
____________________________________

SC/Magistério: GOVERNO MANTÉM POSTURA INTRANSIGENTE NA MESA DE NEGOCIAÇÃO



O SINTE/SC participou na quarta-feira, 23/09, de mais uma reunião da mesa de negociação, onde reafirmou os principais pontos já reivindicados durante a greve e aprovados em assembleia estadual e apresentados ao governo do estado, como: Reajuste do valor do piso para o ano de 2015 (13%), para os 35 mil trabalhadores ativos e aposentados que não receberam reajuste este ano; Não incorporação da gratificação de regência de classe; Implementação da tabela salarial construída nas mesas de negociação que garante um índice de dispersão horizontal de 50% no mesmo nível, sendo 3,83% entre cada referência; Entre os níveis, 50% de diferença entre os profissionais com formação de ensino médio e graduação, 65% entre o ensino médio e especialização, 85% entre o ensino médio e mestrado e 100% entre o ensino médio e doutorado.


Também foi reafirmado a não concordância com a forma de enquadramento apresentada, propondo que seja feito do final para o início da tabela, ou seja, os que estão na última letra da atual tabela sejam enquadrados na última da nova tabela.


Em relação aos prazos, foi reafirmada a posição de não abrir mão que os reajustes sejam efetuados sempre nos meses de janeiro de 2016 e 2017, sendo o mês de janeiro de 2018 o prazo final para a implementação da nova tabela. Lembrando que de acordo com a atual proposta do governo, a primeira parcela da descompactação somente será concedida no mês de maio de 2016.


O SINTE/SC não aceita esta a proposta apresentada pelo governo com relação aos valores e prazos, visto que não repõe nem a inflação do período, sem contar que estamos com a tabela achatada e com prejuízos, principalmente os trabalhadores com maior tempo de serviço e formação.


A justificativa dos representantes do governo na mesa de negociação é que os recursos que o estado dispõe não permitem a apresentação de uma proposta melhor, que está em crise, passa por dificuldades financeiras e para concretizar esta proposta será necessário tomar outras medidas como fechamento de escolas, redução de turmas e professores ACTS.


Mais uma vez o governo impõe aos trabalhadores a responsabilidade por pagar a conta, à custa da redução de direitos e prejudicando a qualidade da educação, os estudantes e a sociedade.


Há uma flagrante incoerência entre o que o governo fala na mídia e o que é apresentado nas mesas de negociação. Enquanto diz para a sociedade que SC é um dos melhores estados para se viver, sua economia não sentiu os efeitos da crise e terá crescimento do PIB em 2015, nas negociações afirma que o estado não tem condições de garantir a descompactação com prazos menores e valores maiores que os apresentados.


Diante disso, foi reafirmado que o estado não está em crise e não tem a educação como prioridade e falta vontade política para isso, optando por priorizar o estimulo fiscal em favor de grandes empresas e a não aplicação correta dos recursos destinados à educação, como tem apontado, por décadas, o Tribunal de Contas do Estado.


O governo do estado, mais uma vez, dá o calote nos trabalhadores em educação, não pagando o piso na carreira para todos e não fazendo a descompactação da tabela salarial. Ao final da reunião, comunicou que num prazo de 15 dias encaminhará ao sindicato a minuta do projeto de lei que será enviado à ALESC posteriormente.


SERÁ ESTE “PRESENTE” QUE IREMOS RECEBER NO DIA DO PROFESSOR? #LEVEIZERODOCOLOMBO!

Também foi tratado sobre a Progressão, com a cobrança quanto a regularização do pagamento das progressões no mês de outubro, conforme acordado na mesa de negociação, e foi confirmado pelo representante do governo que o pagamento será feito no próximo mês, com valores retroativos à data em que o servidor deveria ter recebido e não foi pago.


Por:Graciela Caino Fell/Sinte
______________________________

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Previsão do tempo para esta segunda-feira

Segunda-feira (28/09): Sol entre algumas nuvens, devido a uma massa de seco em SC. Temperatura
 em gradativa elevação, mais amena no período noturno. Vento de sudoeste a sudeste, passando a nordeste na terça-feira, fraco a moderado. As informações são da Epagri/Ciram
_________________

SC: Oeste vai ter radar meteorológico

Foto: Paulo Cesar Santos - SDC/SC



Na tarde deste domingo, 27 o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus anunciou a aquisição do segundo radar meteorológico do Estado. A licitação deve ser realizada em outubro. Ao mesmo tempo será licitada a obra de construção da torre que vai receber o equipamento. Segundo Milton Hobus, as configurações do novo equipamento serão semelhantes ao que já opera em Lontras no Vale do Itajaí e tem cobertura de 77% do território de Santa . “O Governador nos autorizou na semana passada autorizou a aquisição do radar do Oeste do Estado. Isso vai dar muito mais proteção para o cidadão,” garantiu.

Nos próximos dias uma equipe da Defesa Civil de Santa Catarina, gerenciada pelo Diretor de Prevenção, Fabiano de Souza, através da Gerência de Monitoramento e Alerta, estará avaliando as possíveis áreas que poderão receber a estrutura física. Devem participar dessa vistoria de terreno, Defesa Civil, Cemaden e Ciram, órgão de meteorologia do Estado. De acordo com Hobus, o instrumento de meteorologia deve ser instalado na região de Chapecó. “O radar é um instrumento fundamental para que possamos fornecer alerta a curtíssimo prazo com precisão.” Pontuou.

Hobus disse ainda que os dois radares vão dar não só a cobertura de Santa Catarina, mas das frentes que chegam pela Argentina e Paraguai. “Isso vai dar melhor garantia do sistema preventivo do Estado,” apontou.

A previsão é que o equipamento que será instalado no Oeste esteja disponível ainda no segundo semestre de 2016, com a finalização das obras do Centro de Monitoramento e Alerta do Estado que já está em fase de construção na capital Catarinense.
Defesa Civil/SC
______________________________________

ESTADUAL: Definida nova data para realização dos Jasc 2015


Em reunião realizada nesta sexta-feira, 25, na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) foi definido um novo período para os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc): as competições serão realizadas entre os dias 10 e 18 de dezembro.


A decisão foi tomada com a concordância de todos, levando em consideração as orientações do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE), a análise favorável da equipe da Fesporte e a necessidade da realização dos procedimentos legais necessários para realização dos Jasc.

fonte: Rádio Secom
_____________________________


CURITIBANOS: Aldo Dolberth deixa o PT



Foto:Divulgação

Vice-prefeito deve se filiar ao PMDB.





O vice-prefeito Aldo Dolberth oficializou sua saída do PT no inicio da tarde desta sexta-feira (25).

Aldo deve se filiar ao PMDB na próxima terça-feira (29), em evento que acontecerá na Câmara de Vereadores de Curitibanos.

Aldo, era uma das  lideranças em Curitibanos e que estava filiado no PT desde 1987.

Conforme o político, após a sua filiação ao PMDB, ele concederá entrevista falando sobre os motivos da troca de sigla.

fonte:portaldocontestado
_______________________________

.

REGIÃO/Estradas:Acidente entre Treze Tílias e Ibicaré mata motorista de 31 anos


Foto: Tropical FM

Um homem de 31 anos perdeu a vida em um acidente por volta das 10h30 deste domingo (27) na SC-465, entre Treze Tílias e Ibicaré.

Márcio Karloh se deslocava para Ibicaré, quando perdeu o controle da direção do VW/Fox, placas EJC-5948 de Água Doce, e colidiu contra uma árvore próximo a entrada do Campo do Kohler.

Quando a guarnição da Polícia Militar chegou ao local, Márcio estava sem os sinais vitais. O corpo foi deixado aos cuidados do IGP.


Fonte: Tropical FM
__________________________________-

Eleição Conselho Tutelar Tangará



Segue até a próxima semana a campanha para as eleições do Conselho Tutelar de Tangará . Ao todo são nove candidatos que disputam cinco vagas para a nova gestão do órgão. A eleição será realizada no dia 04 de outubro de 2015, no horário de 08h às 17h,no Múltiplo Uso.

- Documentos necessários: Identidade e título de eleitor ou somente com a identidade consegue votar. (só com título não vota)

- Quem está apto a votar: maiores de 16 anos inscritos como eleitores no município de Tangará.

- Modo de votar: as cédulas conterão o número de campanha e o nome de todos os candidatos, o eleitor deve marcar com um “X” no candidato que quer votar. Pode votar somente para 1 candidato, a marcação em mais de um anula o voto.

- A campanha eleitoral continua até o dia 02/10, e os candidatos conforme o edital podem utilizar vários meios para campanha, com distribuição de santinhos ou panfletos, campanha na internet (facebbok, whatsapp entre outros)

- os 5 candidatos mais votados é que assumirão em janeiro e os demais ficam como suplentes.

O conselho tutelar é o órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e o adolescente, tem o dever no atendimento das crianças, adolescentes e duas famílias.

O conselho é acionado sempre que exista algum abuso ou situações de risco envolvendo crianças e adolescentes, nesses casos o conselho aplica as medidas que zelam pela proteção destas crianças e jovens. Além disso e de extrema importância é o trabalho preventivo que o conselho faz, baseando-se sempre no que rege o Estatuto da criança e o adolescente para os atendimentos.

O conselho tutelar é um instrumento nas mãos dos cidadãos para zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situação que envolvam crianças e adolescentes. Desta forma, pode-se destacar a importância dos conselheiros tutelares no seu trabalho, pois enfrentam diversas situações complicadas, pois envolve toda uma família e tem que tomar decisões e agir conforme a lei em cada caso, o que é um trabalho extremamente complexo e difícil e tem que ser muito bem valorizado.

Desta forma, pede-se que a comunidade participe da eleição e vá votar, apesar de ser um dia de descanso mas é muito importante, pois o conselho tutelar é um órgão essencial no município e as escolha de seus representantes é muito relevante. Por isso pedimos a população da cidade e do interior que venham até o local de votação e votem no seu candidato para que eles possam fazer um bom trabalho frente ao conselho tutelar do município e acima de tudo em favor de nossas crianças e jovens.



Abaixo os nomes do candidatos, número de campanha que será o número no qual as pessoas irão votar.



01 Patricia Hanauer Fávero

02 Inês Oliva Guzzi Wegner

04 Robson Mario Alves Lichtenfelz

05 Maria Goretti Chiesa Comachio

06 Adriana Cividini Prado da Silva

07 Silvana Aparecida Sarmento Randon

08 Marilei Galvão Ceron

09Dirceu Luiz Massocco

10 Cassia Minosso Gatti

(obs: o candidato de número 03 pediu desistência da candidatura, por isso o número não se encontra na lista)


Informações de Daniéla Vargas Slongo

Presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente
___________________________