quarta-feira, 20 de junho de 2018

REGIÃO: ESF realiza Pedágio de Doação de Sangue

Taíse diz que doar sangue é um ato de amor
Créditos: Prefeitura de Pinheiro Preto
A Prefeitura de Pinheiro preto, através da Secretaria da Saúde e Bem-Estar Social, e a equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) 1, realiza nesta quinta-feira, dia 21, nas frentes das Pipas na Avenida Marechal Castelo Branco um pedágio sobre doação de sangue. Durante a ação serão entregues panfletos sobre a importância de doar sangue, bem como serão marcados os nomes de futuros doadores.
A enfermeira da ESF1, Taíse Berwanger, salienta que haverá transporte disponível no próximo dia 28 e em 2 de julho, para as pessoas que quiserem doar sangue no Hemosc, em Joaçaba. São bem-vindos o antigos doadores e novos que queiram estar participando da ação pela primeira vez. Para participar e ajudar a salvar vidas, basta passar o nome para Taíse na Unidade Básica de Saúde (UBS).
O pedágio está sendo realizado em junho porque é o mês de conscientização da doação de sangue. Uma bolsa de sangue, quando são retirados 450 miligramas, pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa. “Quanto mais pessoas doarem, mais vidas serão salvas, além da manutenção dos bancos de sangue espalhados pelo País. Além de solidariedade, é um ato de amor”.
Por que doar
A doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário, que pode salvar vidas. Dependem desse ato solidário pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e intervenções oncológicas. O sangue é imprescindível também para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
A importância da doação de sangue
Como o sangue é insubstituível e sem ele não é possível viver, o Ministério da Saúde reforça a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue. O objetivo é manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar. Uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e beneficiar qualquer paciente, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação.
Como doar
Ao doar sangue pela 1ª vez, procure as unidades de colega de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação. Existem impedimentos temporários e também impedimentos definitivos. No mais, basta estar imbuído pelo desejo de ajudar o próximo.
Intervalo entre doações
Homens: de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano
Mulheres: 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações anuais.
Quantidade de sangue doado
Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.
* Com informações do site do Ministério da Saúde/Prefeitura Municipal

Junho Vermelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário