domingo, 25 de agosto de 2019

VIDEIRA: Escolas e Cemeis resgatam histórias que serão contadas no dia 7 de setembro

Neste ano, o desfile de 7 de setembro será alusivo aos 75 anos de Videira e contará a trajetória de figuras importantes que ajudaram a construir a história do município. Para isso, as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) realizam um trabalho de resgate histórico, com a preparação de materiais que serão apresentados na Avenida Manuel Roque, a partir das 8h30, durante o tradicional desfile que vai envolver cerca de 50 escolas, entidades, associações e aproximadamente três mil pessoas.
Na escola Gabriel Bogoni a homenagem será feita ao ex-prefeito de Videira que dá nome à unidade escolar. Para resgatar a história e as obras, os professores e alunos desenvolveram uma ampla pesquisa, que contou com o auxílio da ex-primeira-dama, Hildegard Bogoni. A história será contada através de cartazes, desenhos, fotos e representações e mostrará um pouco da vida e da trajetória dessa figura política.
No Cemei “O Ferroviário”, a história contada também será sobre o nome da instituição. No local é feita uma vasta pesquisa por parte das professoras, que repassam aos pequenos alunos o contexto da importância dos ferroviários para o desenvolvimento de Videira. Para aproximar ainda mais os estudantes da realidade, foram feitas visitas a museus e ao trilho por onde os ferroviários passavam, além da construção de um trem de papelão, onde os próprios alunos representam os trabalhadores das ferrovias.
Segundo a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Mara Lucia Mezaroba, o objetivo é demonstrar gratidão às figuras que marcaram a história e ajudaram a construir Videira. Ela cita ainda que essa é uma maneira de trabalhar o civismo nas escolas e permitir que os alunos conheçam um pouco mais da trajetória do município. “Será um dia de emoção e agradecimento a todos as pessoas que ajudaram a construir a nossa história”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário