quarta-feira, 6 de março de 2013

Mais de 400 pessoas acompanham Sessão Solene da Campanha da Fraternidade





 Mais de 400 pessoas participaram, na noite desta segunda-feira (4), da Sessão Solene alusiva à Campanha da Fraternidade, no plenário da Assembleia Legislativa. O tema, neste ano, é “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me”.
A Campanha ocorre sempre na quaresma, com um tema diferente a cada ano. Em 2012, os debates foram dirigidos à saúde, por exemplo. Esta é a segunda vez, em 50 anos, que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dirige a campanha aos jovens.  
            A atividade foi proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), e teve a participação do arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, do presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP), do deputado Neodi Saretta (PT), de coordenadores de pastorais, lideranças ligadas à Igreja na região metropolitana e no interior, além de representantes das pastorais da juventude das 10 dioceses do Estado.
            “Os jovens são os mais atingidos por muitas das contradições sociais e econômicas de um país. Mais de 60% da população carcerária brasileira tem entre 18 e 29 anos e ainda temos 1 milhão de jovens analfabetos. Isto é um sinal de alerta para agir hoje, e agir principalmente de forma coletiva, ouvindo e participando junto dos jovens”, afirmou Padre Pedro.
O parlamentar ainda destacou como fundamental o chamado à juventude, feito pela CNBBB, num ano em que ocorre a Jornada Mundial da Juventude, prevista para julho, no Rio de Janeiro.
 “O protagonismo desses jovens não se reflete só no processo de evangelização, mas na visão que tem sobre o mundo. É uma dimensão espiritual e um agir no mundo real, palpável. Isso renova a juventude, a sociedade e a própria igreja”, disse.
A resposta dos jovens ao chamado da Campanha da Fraternidade chamou a atenção do arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönk. Para ele, a dispersão nos movimentos de jovens ocorre muito pelo fato de não serem convocados a participar dos espaços decisórios e de mobilização. “Há uma disposição clara de integrar, de evangelizar e de lutar contra uma situação de injustiça vivida pelos jovens”, afirmou. Jönk também agradeceu ao deputado Padre Pedro e à Assembleia Legislativa pelo espaço para divulgar e debater o tema. “A Igreja quer refletir sobre a importância do jovem. O jovem tem um lugar especial e é também sujeito de uma preocupação especial. Fazer com que assuma seu papel na igreja e na sociedade é o objetivo da campanha”, afirmou.
Carta da juventude
            Coordenador do Setor de Juventude da Arquidiocese de Florianópolis, Felipe Candin entregou aos parlamentares a Carta da Juventude, documento no qual os jovens ligados à igreja destacam a importância do debate dentro da Campanha da Fraternidade e listam temas que consideram fundamentais no Estado. Entre as questões, aparece a “criação efetiva do Conselho Estadual da Juventude”, previsto na Lei 14.872/2009. A lei, aprovada a partir de um projeto também apresentado pelo deputado Padre Pedro, prevê um órgão de participação direta dos jovens sobre as políticas públicas destinadas à população entre 16 e 29 anos.
            “A Campanha da Fraternidade com os jovens é construída de forma coletiva, com o trabalho em escolas, universidades e nas comunidades. Precisamos, agora, seguir com esta mobilização”, disse Candin.
Denúncia e anúncio
Os Grupos de jovens da Pastoral da Juventude de Santa Catarina fizeram uma denuncia, por meio de uma apresentação artística, dos problemas pelos quais passam os jovens. Junto disso, representaram também a necessidade de inclusão, paz, saúde, educação e preservação da vida. Houve, também, uma apresentação com a réplica da Cruz Peregrina e do Hino da Campanha da Fraternidade 2013, executada pela banda Ressoar em Deus.
Homenagens
            A sessão também marcou homenagens a figuras públicas que colaboram nesta e atuaram em outras Campanhas da Fraternidade. A primeira foi Adelir Raupp, que atuou na coordenação de diversas Campanhas no Estado. Depois vieram homenagens aos represntantes das Pastorais da Juventude das 10 dioceses do Estado e a Uilian Pizzoloto Dalpiaz, Secretário Regional da PJ em Santa Catarina. 
fonte:Cassio Turra

Nenhum comentário:

Postar um comentário