quinta-feira, 11 de julho de 2013

Em dia de mobilização nacional, cinco estados protestam contra o monopólio da Globo

Protestos contra a Rede Globo ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul e Sergipe. Apesar das críticas, governo federal mantém silêncio quando o assunto é a democratização da mídia

foto crédito: revistaforum.com.br
Nesta quinta-feira (11), dia em que os trabalhadores estão nas ruas de todo o país, movimentos sociais vão realizar um ato contra o monopólio da Rede Globo em cinco estados. São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul e Sergipe se mobilizam a favor da democratização dos meios de comunicação.
Apesar da crítica ao monopólio da comunicação estampada nos cartazes dos manifestantes ao longo das últimas semanas, o governo federal mantém-se calado quando o assunto é a democratização da mídia. Os cinco pactos lançados, no dia 24 de junho, pela presidenta Dilma Rousseff – equilíbrio fiscal, mobilidade urbana, saúde, educação e reforma política – não tocam no assunto.
Já ao anunciar outras medidas, no dia 1º de julho, mais uma vez a presidenta não quis falar no tema. Em declarações e notícias da imprensa, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defende que não é hora de se discutir a regulação da mídia e ainda diz que regular a comunicação é igual à censura.
Tais declarações foram criticadas pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que defende uma pluralidade dos emissores da mídia para garantir a democracia e mais participação popular.
Acompanhe o horário e o local em que irão ocorrer os atos contra a Globo:
São Paulo (SP): Concentração às 17h na Praça General Gentil Falcão e depois rumo à Globo.
Rio de Janeiro (RJ): Concentração ao final do ato das centrais sindicais, na Cinelândia.
Belém (PA): Concentração as 8:30 em frente a Prefeitura.
Porto Alegre (RS): Concentração às 15h em frente a Globo.
Aracaju (SE): Concentração às 13h na praça Fausto Cardoso
Fonte: Radioagência NP

Nenhum comentário:

Postar um comentário