quarta-feira, 17 de julho de 2013

Escola Mater Salvatoris realizou festa julina no dia 12









Nessa sexta-feira 12(doze) de Julho foi à vez da Escola de Educação Básica Mater Salvatoris realizar sua festa Julina. A equipe do Jornal Vitória, Agência Comunidade e Rádio Comunitária Tangaraense estiveram participando do festejo.
Esse ano a escola teve novidades, realizou o evento no Salão Paroquial em Tangará com animação da Banda Meio Oeste e Romulo e Roni.
A festa contou com brincadeiras tais como cadeia, chute ao pneu, acorrentados, comidas típicas julinas como pipoca, pastel, cachorro quente, quentão entre outros. Alunos também se apresentaram com danças modernas, gaúchas, pau de fita, frevo, quadrilhas e country.
Além dos alunos da Escola Mater Salvatoris participaram pais, a Escola Maria Ozório Zummer do passo da Felicidade e IFC- Instituto Federal de Santa Catarina com apresentações belíssimas.
“Nossa festa foi legal, os alunos nos surpreenderam com as danças, decoração das barraquinhas, e queremos agradecer os professores, alunos pelo trabalho realizado, os pais e pessoas que vieram prestigiar o evento tão legal como foi o nosso”, disse Maria Luiza Ortigara.
“Estamos bem contentes com a participação das pessoas na festa, com as danças dos alunos e agradecemos a todos que vieram participar”, disse Mauri Dissegna.
Você sabia?
Em Janeiro de 1938 vieram às irmãs Renata Hevold, Rudolfa Boch, Felipa Stieber e Colonata Hachemann para Rio Bonito, hoje Tangará, para iniciar a segunda fundação das Irmãs Salvatorianas no Brasil e tinham em mente dedicar-se à educação escolar. Inicialmente as Irmãs fixaram residência na Casa Canônica, onde criaram um jardim de infância, ministrando aulas de pintura e música. Nesta época, mesmo não tendo local ou construção própria, a Escola recebeu a dominação de Mater Salvatoris.
 Em 1939 as Irmãs deixaram de residir na Canônica e instalou-se numa casa que servia de igreja no morro Alto da Glória. Ali também instalaram a escola. No ano de 1940, a 1ª turma de alunos concluiu o 4º ano primário. Em 1942, as Irmãs Salvatorianas adquiriram um terreno e iniciaram a construção do prédio do Colégio Mater Salvatoris, onde está localizado atualmente. Foram abertas as matrículas para a 1ª série onde foram matriculadas 72 crianças.
Redação e Fotos: Joslaine Zucco Rádio - Comunitária Tangaraense


Nenhum comentário:

Postar um comentário