quinta-feira, 11 de julho de 2013

Metalúrgicos ocupam a Anchieta


foto Vanessa Ramos

Metalúrgicos da fábrica da Volksvagen, em São Bernardo, ocuparam na manhã desta quinta-feira (11/07) a pista da via Anchieta, sentido Capital, na altura do km 23. A manifestação faz parte do Dia Nacional de Luta e se dirige para o Paço Municipal, no centro da cidade.

ilustrativa arquivo CUT
Em São Bernardo estão em andamento ao menos cinco passeatas e vão convergir em direção ao Paço de São Bernardo. Uma com operários da Ford ocupa a marginal direita da Anchieta a partir do quilômetro 12. Neste momento eles se encontraram com trabalhadores na Mercedes-Benz e seguem até o trevo do quilômetro 18.

A passeata que reúne trabalhadores em fábricas do corredor de Piraporinha, com metalúrgicos na Proema, Arteb, Sachs, Proxyon, Sogefi e Toyota chegou na Av. Barão de Mauá e se concentra em frente ao hotel Pampas. Eles aguardam os demais para seguir ao Centro de São Bernardo. Lá a manifestação está prevista para às 10h.

Davi Carvalho, coordenador por Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que comanda a caminhada na av. Piraporinha, disse que manifestações assim são comuns na categoria, entre outros motivos porque os metalúrgicos estão em campanha salarial. "Junto a isso, decidimos mostrar à sociedade as pautas que queremos negociar com o governo federal. Por isso estamos na rua".

Em mais uma caminhada, metalúrgicos na Scania, Karmman-Ghia e Weaton (fábrica de embalagens de vidros).

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC aproveita para convocar os manifestantes para depois acompanhar o ato que ocorre na avenida Paulista, a partir do meio dia.

Presente na Scania, o presidente da CUT, Vagner Freitas, abriu o dia Nacional de Lutas dizendo que "o principal objetivo hoje é destravar a pauta dos trabalhadores entregue no dia 6 de março para o governo federal”.

Em São Caetano, operários na GM não entraram na fábrica e ocupam os dois sentidos da Av. Goiás. A paralisação começou por volta das 5h.

Um grupo de militantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) bloqueou o cruzamento das avenidas Capitão Mario Toledo de Camargo e Dom Pedro 1º, em Santo André. Os manifestantes estão concentrados na pista sentido Centro.

Organizada pelas maiores centrais sindicais, as manifestações apoiam o plebiscito da reforma política, e pedem o fim do fator previdenciário,  redução da jornada de trabalho, o arquivamento do projeto de lei que amplia as terceirizações no trabalho, fim do fator previdenciário, democratização dos meios de comunicação, reforma agrária fim dos leilões de petróleo da Bacia Pré-Sal entre outras.
fonte:ABCD Maior/Cut

Nenhum comentário:

Postar um comentário