terça-feira, 13 de agosto de 2013

Idosos de Videira participam de curso de informática realizado em parceria entre Departamento de Ação Social e o IFC



A Prefeitura de Videira por meio do Departamento de Ação Social em parceria Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Videira realizou nesta segunda-feira (12), a aula inaugural do curso de computação para os idosos que frequentam o Programa de Atenção à Pessoa Idosa no município. A primeira aula contou com a participação de cerca de 20 idosos e foi acompanhada pela diretora do Departamento de Ação Social, Rosani Manenti, pela coordenadora do Programa de Atenção à Pessoa Idosa, Gláucia Perazzoli, além do idealizador do projeto, o professor do IFC Marcos Colares Bina.

Segundo Bina, o projeto de inclusão digital para os idosos vinha sendo elaborado e aperfeiçoado há alguns meses, partindo da observação do grupo que frequentava outro curso ministrado no ano passado. As aulas acontecerão todas as segundas-feiras das 9h as 11h, no IFC Videira e serão ministradas pelo próprio professor que idealizou o projeto e pela monitora estagiária Ana Paula Candiago. “Nossa intenção é dar oportunidade para os idosos aprenderem a utilizar o computador e assim ficarem conectados com o mundo”.

A diretora do Departamento de Ação Social, Rosani Manenti explica que o curso vai abordar o manuseio da máquina, como forma de distração, trabalho e interação com o mundo, possibilitando estreitar esse mundo concreto com a amplitude do mundo virtual. “A informática para terceira idade é uma forma de facilitar a vida da pessoa nas suas atividades diárias e aproveitar o que realmente é necessário e importante, além disso, busca-se através da tecnologia, o aumento da autoestima deles mostrando que são capazes, independente da idade que tem”.

A coordenadora do Programa de Atenção à Pessoa Idosa, Gláucia Perazzoli também destacou a importância do projeto e ressaltou que a informática, na terceira idade, só traz benefícios, além de ser uma excelente atividade mental, pois auxilia na manutenção da memória, proporciona também o aprendizado de algo novo e valoriza a vida e a experiência das pessoas.


Silvia Palma
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Foto: Departamento de Ação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário