quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Conheça a Carta de Taquaruçu da 5ª semana Social Brasileira

    SEMANA SOCIAL BRASILEIRA:
Foto: A 5a. Semana Social Brasileira em Santa Catarina foi encerrada, dia 08 de setembro, em celebração que relembrou fragmentos da Guerra do Contestado e a primeira romaria da terra catarinense, realizada em 1986 na comunidade de Taquaruçu. Uma nova cruz de cedro foi plantada na comunidade. Os participantes caminharam até o local do plantio da cruz da romaria, em frente da casa da família de Edson de Lorenzi.

http://noticias.cnbbsul4.org.br/regional/ssbsc-celebracao-e-plantio-de-cruz-de-cedro-encerram-atividade/A exigência de que Santa Catarina, Paraná e a União reconheçam os crimes cometidos na Guerra do Contestado, a luta pelo bem-viver e pela ampliação da participação popular nos poderes públicos, são três compromissos expressados na Carta de Taquaruçu, da 5a. Semana Social Brasileira em Santa Catarina. O documento foi divulgado no final do evento, em 08 de Setembro, no interior de Fraiburgo.


Carta de Taquaruçu
Os participantes da Etapa Estadual Catarinense da 5ª. Semana Social Brasileira, reunidos no Taquaruçu (Fraiburgo – SC), nos dias 6, 7 e 8 de setembro de 2013, refletindo sobre a experiência de vida, a cultura, as lutas e as esperanças dos sertanejos que lutaram na Guerra do Contestado, considerando a permanência e agravamento de muitos problemas que desde aquela época continuam infelicitando a nossa população, conclamam a opinião pública e o conjunto da população catarinense, os movimentos sociais rurais e urbanos, os indígenas, os cafuzos, pescadores artesanais, a juventude, os sindicatos, as religiosas e religiosos, as Igrejas para que coloquem em pauta os seguintes compromissos:
- Lutar pelo Bem-Viver, através da democratização da água e da terra, no campo e na cidade. Pela efetiva Reforma Agrária, pela demarcação das terras das Comunidades Tradicionais, Indígenas, Quilombolas; e na defesa dos rios e riachos contra a indústria das hidrelétricas e a degradação ambiental; Fortalecer a economia solidária e a agroecologia.
- Lutar pela participação popular, com o controle social, em todas as instâncias de poder, compreendendo não apenas o Executivo, Legislativo e Judiciário, mas os meios de comunicação, transformando o poder centralizador, patrimonialista e opressor em esferas de diálogo e participação ativa da população;
- Os estados de Santa Catarina, do Paraná e a União Federal devem reconhecer os crimes cometidos sobre a população do Contestado e desenvolver políticas públicas de reparação que tenham como alvo a melhoria das condições de vida – da população que possui Índices de Desenvolvimento Humano mais baixos – e que sejam implementadas de forma dialogada com a população envolvida.
Os Participantes da 5ª. Semana Social Brasileira em Santa Catarina “Estado para que e para quem?”
Cidade Santa de Taquaruçu, 8 de setembro de 2013
________________________________________________
fonte/envio: Popular FM/Dandy dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário