terça-feira, 8 de outubro de 2013

Campanha contra terceirização recebe apoio de artistas

reprodução

A campanha contra a aprovação do Projeto de Lei (PL) 4330, que regulamenta a terceirização ganhou reforço. Nos últimos dias foram divulgados dois vídeos nos quais artistas renomados manifestam apoio à campanha que tem sido organizada por centrais sindicais e diversos movimentos sociais.
Entre eles estão Osmar Prado, Dira Paes e Wagner Moura. Com cerca de 90 segundos, os vídeos ainda trazem mensagem dos atores Bete Mendes, Priscila Camargo, Gilberto Miranda e Camila Pitanga.
De autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB), o projeto tem sido amplamente questionado, pois amplia a terceirização da mão de obra e precariza as relações e condições de trabalho. De acordo com o texto, a terceirização será liberada inclusive na atividade principal da empresa, seja ela pública ou privada.
Outro ponto questionado pelos trabalhadores é o que acaba com a responsabilidade solidária, que é quando a empresa contratante arca com as dívidas trabalhistas não pagas pela empresa terceirizada.
No vídeo, os artistas falam sobre a perda de direitos representada pela aprovação do projeto, além da piora nas condições de trabalho.
“A terceirização se dá quando o trabalho de alguém é vendido por um intermediário que lucra com isso. O projeto pretende autorizar essa prática de forma generalizada. O resultado será prejudicial a todos os brasileiros, pois os trabalhadores perderão direitos e garantias conquistados com anos de lutas. A proposta trás benefícios apenas para os empresários que usarão a mão de obra com custo baixo. Basta lembrar que os maiores índices de acidentes de trabalho que hoje ocorrem no Brasil atingem os trabalhadores terceirizados. Caso ocorra a aprovação desse projeto teremos redução dos atuais salários e empresas sem empregados”
Atualmente a tramitação do PL está interrompida na Câmara por falta de acordo entre líderes partidários, representantes dos trabalhadores e empresários.
fonte: Radioagência NP

Nenhum comentário:

Postar um comentário