segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Casan investe em Videira e assegura que município não sofrerá mais com falta d´ água


O prefeito interino de Videira, Lourenço Becker e o gestor do Fundo de Saneamento Básico do Município, Celso da Silva se reuniram mais uma vez, nesta sexta-feira (8), com o diretor geral de Operação da Casan, Valter Gallina para discutir as ações para acabar com a falta d´água, bem como as obras de saneamento no município. Na ocasião, juntamente com o chefe da Regional da Casan em Videira – Dirceo Roque Deon, Galina assegurou a Becker que com os projetos que estão sendo implementados em Videira, o município não sofrerá com a falta d´água pelos próximos 10 anos. “Estamos ampliando em três vezes o número de pontos de captação de água. Tínhamos apenas um ponto e muito em breve passaremos a ter quatro, por isso, posso assegurar que por problemas de captação e tratamento os videirenses não vão mais sofrer pela falta d´água”, disse Galina ressaltando que apenas problemas de ordem técnica como falta de energia, por exemplo, poderão interromper o fornecimento de água.

Novo Poço da Campina Bela já entrou em operação

Ainda nesta sexta-feira, o prefeito Lourenço Becker, o chefe da Regional da Casan em Videira, Dirceo Roque Deon e chefe de operações de Videira - Alcides Bocca acionaram oficialmente e colocaram para funcionar  novo poço perfurado na localidade de Campina Bela. O equipamento tem capacidade  para 15 mil litros/hora e os reservatórios armazenam 100 mil litros d´água, o que é suficiente para atender cerca de 600 famílias. Além disso, até o final do mês também será concluído o novo poço de Rio das Pedras que terá capacidade maior que o da Campina Bela e que vai atender não apenas aquele bairro, mas os arredores.

Videira vai ganhar mais uma Estação de Captação e Tratamento

Galina relatou ainda que o ponto de captação do Bairro Farroupilha acabou de passar por uma ampla manutenção, aumentando a capacidade para 25 litros por segundo, podendo atender mais 10 mil pessoas. Até dezembro os bombeadores usados no município também serão substituídos por equipamentos novos otimizando o fornecimento de água. E as melhorias não acabam por aí. Até o próximo mês será lançada a licitação para a construção de uma nova estação de captação e tratamento. A estação usará água do Rio XV e será construída  próximo ao local conhecido como Invernada. A capacidade será de 30 litros por segundo e a água será utilizada para abastecer os bairros Cidade Alta, Amarante, Santa Gema e Universitário. “O prefeito Lourenço Becker perseguiu com afinco a realização destas obras e por causa da constante articulação dele, a Casan está fazendo essas melhorias”, disse Gallina.

Obras de saneamento básico devem iniciar no 1º trimestre do ano que vem

As obras para a implantação do sistema de saneamento básico em Videira  serão iniciadas no 1º trimestre de 2014. O investimento  será de R$ 33,2 milhões e os recursos já estão assegurados através de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Casan e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). “Com esses R$ 33 milhões  Videira dará um grande passo no investimento preventivo em saúde pública. Sairemos do zero para um percentual que deve girar entre 25% e 30% de implantação do sistema de esgotamento sanitário, o que vai se traduzir imediatamente em qualidade de vida para os videirenses”, diz Becker.

O projeto elaborado pela Casan prevê  que Videira será beneficiada com a implantação de 58 km de rede, 5.455 ligações, a construção de sete estações elevatórias e  a construção de uma estação com capacidade de tratamento de 75 litros por segundo. “A partir de agora a Prefeitura e a Casan vão discutir o cronograma e os locais onde serão iniciadas as obras. Vamos fazer um estudo bem estruturado para assegurar os ganhos reais para o município”. Segundo a Casan, o prazo para a execução da obra será de 36 meses.


Silvia Palma -Ascom
Foto: Pedro Schaitel

Nenhum comentário:

Postar um comentário