Com uma belíssima apresentação teatral sobre a Guerra do Contestado, apresentada pelos alunos da EEB 25 de Maio, foi aberto oficialmente a X edição do Congresso do SINTE.
Na cerimônia de abertura foram homenageados com falas e vídeos, companheiros e companheiras de lutas, lideranças sindicais que já não estão mais entre nós. Ana Ribas, Gerson Fries, Marcelino Chiarello e Marli Braff.
A mesa foi formada pelo Coordenador Estadual do Sinte Luiz Carlos Vieira, Coordenador da Regional Videira Sandro Morando, pelo Presidente da CNTE Roberto Leão, Presidente da CUT-SC Neudi Giachini e representando a CSP/Conlutas Nacional, a Profª Joaninha de Oliveira. Todos em suas falas deram boas vindas aos congressistas e destacaram a importância deste evento para a luta classista e sindical. Eles ressaltaram também que independente da força política dos delegados e lideranças, o que será debatido nesse Congresso será o magistério e a educação catarinense.
Iniciaram então as palestras de abertura com a Profº Susana de Sá Gutierres – Pres. da SEPE RJ, seguindo de Reinaldo Lindolfo Lohn – Profº Dr. Chefe do Dpto de História da UDESC e Carlos Augusto Abicalil – Mestre e Profº da Educação Básica e Ex-Deputado Federal. Eles falaram sobre os desafios da educação brasileira e as batalhas das categorias da educação por seus direitos. Também foi relatado as mobilizações e greves que enfrentaram em seus estados.
fonte:site do Sinte/SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário