sexta-feira, 2 de outubro de 2015

REGIÃO: Orquestras de Violão de Videira apresentam concerto no domingo (4)


A Orquestra Escola de Violões e a Orquestra de Violões Acordes Clássicos, ambas de Videira, estão preparando o Concerto Clássico das Seis Cordas, com ênfase em músicas clássicas. Cerca de 30 pessoas subirão ao palco do Centro de Eventos Vitória (CEVI), no próximo domingo (4), para tocar um repertório um pouco diferenciado, que inclui até Mozart, com regência dos maestros Marco Aurélio Perin dos Santos e João Batista Fernandes da Rocha, além do músico suíço Roger Schütz. O evento terá início às 20 horas e é uma promoção da Prefeitura de Videira, por meio do Núcleo de Música da secretaria de Turismo e Cultura, com o apoio da Associação Suíça e Videira Música Viva. 

"A cultura da música clássica tocada no violão é pouco difundia na nossa região. Então, apresentaremos o Concerto Clássico das Seis Cordas, com o intuito de disseminar e retratar essa parte erudita da música também. Durante pouco mais de dois meses trabalhamos músicas clássicas em aula com nossos alunos e a aceitação foi muito boa", explicou o maestro e professor do Núcleo de Música de Videira - Marco Aurélio Perin dos Santos. 

A apresentação foi dividida em três partes. Primeiramente irá tocar a Orquestra Escola de Violões, formada por alunos iniciantes, que frequentam as aulas há cerca de um ano e meio que estarão participando de um concerto pela primeira vez. Logo após, será a vez da Orquestra de Violões Acordes Clássicos, com alunos mais experientes e com algumas apresentações em seus currículos. Para finalizar o espetáculo, sobem ao palco as duas orquestras. Durante os intervalos, haverão apresentações dos alunos em duplas, trios e quartetos.

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Clemir Schmitt, ressalta que o Concerto é uma excelente oportunidade para os alunos mostrarem para o público o que aprenderam durante as aulas. “Temos alunos dedicados e muitos talentosos. Por isso, convidamos a todos para prestigiar o evento e conferir um pouco do trabalho do Núcleo de Música de Videira”.

Intercâmbio Suíça - Brasil

O concerto Clássico das Seis Cordas tem grande influência do professor de violão suíço Roger Schütz, que desde agosto faz intercâmbio em Videira, ministrando aulas par alunos e professores do Núcleo de Música. Schütz toca violão há mais de 12 anos e tem grande experiência em música clássica. "O intercâmbio musical entre a Suíça e o Brasil tem sido extremamente importante para a cultura videirense e para formação dos músicos locais. Este é o segundo suíço que recebemos este ano em Videira. O violonista Ariel Rossi, que esteve conosco durante o primeiro semestre, era especialista em música popular. Desta vez, estamos enfatizando outra corrente, a da música clássica. Nosso objetivo é oportunizar diversos aprendizados aos alunos do Núcleo de Música de Videira", ressalta Schmitt. 

O suíço Roger Schütz destaca que está sendo muito positivo sua estadia em Videira e tem conseguido repassar para seus alunos muitas das coisas que aprendeu na Suíça, principalmente referente à música clássica. "As aulas são bastante diferentes nesses dois países. Lá são no máximo 30 minutos, enquanto aqui em Videira é uma hora, ou seja, aqui é possível o aluno aprender e praticar um pouco com a ajuda do professor", afirma. 

Da mesma forma que músicos suíços vem para Videira, instrumentistas videirenses vão aperfeiçoar seus conhecimentos na Suíça. O intercâmbio só possível por causa da parceria existente entre a Prefeitura de Videira e a Associação Suíça. Enquanto a Associação seleciona os músicos para fazerem o intercâmbio, a administração municipal arca com as despesas de estadia e alimentação dos mesmos. Schütz fica em Videira até dezembro.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel
_________________________________
______________


Nenhum comentário:

Postar um comentário