Duas pessoas em busca de um mesmo objetivo e somando os esforços para tal. “Tandem” é a palavra derivada do latim que designa uma bicicleta de dois lugares, na qual os dois ocupantes pedalam em direção ao mesmo destino, com maior velocidade e de forma ecológica e barata.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEjlHDW8EmKjmCxaM8Pcs-ufUwtpHVVHUU0eGOTyzG3EhPvSs-1fUv6F4b2GIIsyx9iaI36SGRfr8PnjOkP17S777l5-36z8URCSxO0tEuPR8zr6IpEH1Ox4AxCl9DTNrI_68jDGHzlJXSgMjbhyphenhyphenJK01WQLilf7H6fPMz7fYzsjRQFAkcMt-MwblEuWY4TFTmVL2=s0-d-e1-ft)
O paralelo do conceito da bicicleta é aplicado no projeto de Extensão “Língua, Cultura e Interação: o Teletandem na aprendizagem autônoma de língua estrangeira”, coordenado pela professora Larissa Paula Tirloni, do curso de Letras – Português e Espanhol do Campus Chapecó. Estudantes falantes de português e outros, falantes de espanhol, conversam semanalmente, via Skype, durante uma hora, sobre temas de seus interesses para treinarem suas segundas línguas e, ao mesmo tempo, ajudarem os colegas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4B9a5n1NZHIB3311FtcNRsojDXVYcLxRL89ReJtoFadYazUYL9nTyUA5aCGT1mAvdoMqS5wA-G3tDMTaZ5hg-XRc8O3fRO8c641p6KSvBlEwlSC0TBvXmLs7JNDxAwqPy2IsLINXbKpd_/s280/teletandem.jpg)
O Teletandem, que terá seu último encontro de 2015 na quarta-feira (16), funciona da seguinte forma: são 20 minutos de conversação em português, 20 minutos em espanhol e dez minutos de feedback. Mas uma boa notícia para quem quer praticar, ajudar outros estudantes e ainda aprender mais sobre a cultura de outros países: no próximo semestre, segundo Larissa, o projeto continua.
Conforme a professora, ao final de cada encontro, os estudantes preenchem fichas de acompanhamento. Nelas, expressam o aprendizado do dia – em termos linguísticos e culturais – e as dúvidas restantes. “As referidas fichas servem para que tanto o aluno como o professor possam acompanhar a progressão da aprendizagem e refletir sobre a (auto) avaliação e as estratégias de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira”.
Além dos benefícios dos conhecimentos linguísticos e da integração multiculturais entre os estudantes, o projeto propicia redes de cooperação com o México e que, posteriormente, de acordo com Larissa, podem resultar em ações favoráveis para a implantação de futuros intercâmbios entre as duas instituições. "Com essa parceria, espera-se promover uma experiência única de aprendizagem, inserindo os educandos em situações reais de uso do idioma que desejam aprender e/ou aprimorar, bem como proporcionar diálogo e troca de conhecimentos entre Brasil e México. Em tal contexto, temos o compromisso social enquanto universidade de propiciar e facilitar uma comunicação efetiva entre discentes, docentes e universidades internacionais", avalia a professora a professora.
O balanço é muito positivo. Larissa pontua que o projeto é uma extensão da sala de aula – um momento em que os estudantes e futuros professores colocam em prática os conhecimentos linguísticos e didático-pedagógicos aprendidos na Licenciatura. "A vivência cultural e a reflexão sobre como aprender e como ensinar estão sendo fundamentais no desenvolvimento de nossos alunos. Os encontros via Teletandem estão repercutindo diretamente nas aulas de língua estrangeira, pois o estudante perde aos poucos o medo de se expressar em língua espanhola, se dedica mais às disciplinas, participa e busca novos conhecimentos para levar ao seu parceiro hispanofalante", conclui.
Leia o que pensam alguns estudantes sobre o projeto
"Quando o projeto iniciou, eu tive um pouco de insegurança de falar em espanhol. Como eu não tinha muita experiência, acabava misturando as línguas. Porém agora já percebo algumas diferenças e já não misturo tanto as línguas. No tandem a gente faz uma contrapartida: eu ensino português para o meu colega mexicano, e o meu colega mexicano me ensino espanhol. Além disso, a gente fala sobre cultura, música, comida, e a gente faz um feedback: o que cada um precisa melhorar, o que está fazendo certo...pra podermos melhorar nosso desempenho na língua estrangeira que estudamos." (Jackson Pedroso, 2ª fase).
"Para mim, o Tandem é uma experiência maravilhosa porque não só estou em contato com a língua espanhola, mas também com a cultura do México. Como sou apaixonada por questões culturais, o Tandem é perfeito para isso. Ademais, me encanta!" (Roselaine Cordeiro de Lima, 7ª fase).
"O teletandem contribui de forma bastante significativa para a minha desinibição no momento de participar oralmente nas aulas de língua espanhola. Agora me sinto mais confiante para falar em espanhol, além, é claro, de expandir meu vocabulário e treinar audição aos sons específicos do espanhol." (Francine Mendes, 3ª fase).
"Participar do teletandem me fez ter segurança com a língua espanhola. Sinto que agora posso contribuir em sala de aula, me esforçar. Agora ouço músicas em espanhol e tento entender a letra, o que me deixa muito feliz quando faço sem ajuda do dicionário. A atividade é bem descontraída e aprendo muito sobre a cultura do país da minha parceira, que é o México." (Fernanda Pinheiro, 3ª fase).
Assessoria de Comunicação
______________________________________
__________________
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjO7y_jhDd9XlnJP3P3WxYrVmxX_1Wl8KF63dQK_JpGfjHzAnuEgrh_8_lFps3ynm7501Zhc43Fz9sfJrldkidGtZIsFarQjpprKk6ZK6z-lP1C5nyjUsmqEmgeKlRvM15g31SQJTcL92Gw/s400/nova+publicidade+blog+-+nova+logo+25-3.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário