quarta-feira, 10 de junho de 2020

Padre Pedro denuncia aumento abusivo de preços durante a pandemia





O deputado estadual Padre Pedro Baldissera denunciou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Alesc, o aumentos abusivo nos preços de diversos itens desde o início da crise gerada pelo #coronavírus, agravando a situação de miséria e de extrema necessidade da população. “Uma semana depois do Congresso Nacional reconhecer a calamidade pública, já houve reajuste de até 70% em produtos de necessidade básica. Não é possível que, num momento de emergência estas posturas sejam toleradas. Estudamos um projeto de lei que trata do tema, garantindo preços dos produtos da cesta básica”, informou.
Para o deputado, os órgãos de controle, investigação e justiça precisam atuar de forma a punir e criminalizar quem promove os reajustes, “como acontece em qualquer país que tenha o pensamento voltado ao bem estar de sua população”. Padre Pedro acredita na ideia de que a economia deve servir a todos indistintamente na sociedade. “É isso que o Papa Francisco prega.”
Ele defende que é preciso fomentar e cultivar uma ética da economia, das finanças e dos mercados trabalhistas. “Hoje enfrentamos a realidade dramática de tantas pessoas que têm empregos precários, ou que os perderam; de tantas famílias que pagam as consequências. Nesta situação, é forte a tentação de defender o próprio interesse sem preocupar-se com o bem comum e sem o senso justiça e a legalidade.”
Padre Pedro disse que a economia e as finanças são dimensões da atividade humana que podem ser a ocasião de encontro, cooperação, de direitos reconhecidos e serviços prestados e de dignidade afirmada no trabalho. “Para isso, é necessário colocar no centro o ser humano, contrastando as dinâmicas que tendem a homologar tudo e a colocar o dinheiro acima de tudo”, ressaltou.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário