O Sinte, através da Secretaria de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, coordenada pelo Professor Marcio de Souza, lançará neste dia 13/5, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, às 20h, o livro de Coletânea de Poemas: Retintos - quando os pretos e as pretas tiram seus poemas das gavetas.
A ideia da obra veio da promoção realizada pelo Sinte em 2020, em que realizou um Sarau Poético, juntamente com outras entidades do movimento negro. A atividade teve o objetivo de proporcionar um momento de produção poética em torno da questão da vida dos negros, sua percepção de mundo, bem como, a contribuição de não negros, também na busca pelo antirracismo, e vimos na literatura uma oportunidade para essa expressão, destaca Marcio de Souza.
A iniciativa também é uma forma de incentivo para que passemos a pensar o aproveitamento da poesia negra, de sua tematização como instrumento de introdução ao debate da Lei 10.639, que estabelece o ensino da história da África, africanos e negros, nas escolas brasileiras, que mesmo obrigatória não é cumprida.
O livro, nesta primeira edição, será encaminhado as regionais do Sinte. A ideia é uma edição bi-anual dessa produção literária.
A obra foi organizado por Marcio de Souza, Marcelo Chagas, Evani Maria Barbosa, Adir Pacheco e Bruno Barbi, que foi responsável pela arte da capa e ilustrações.
As entidades parceiras são: CEPA – Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de SC, Feira Afro Artesanal de Florianópolis e Vivências Iyagbás.
Transmissão ao vivo do lançamento na página do SINTE no Facebook.
Fonte: Sinte - SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário