quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Recicla CDL recolhe mais de 6 toneladas de lixo eletrônico em Videira

foto Silvia Palma

Mais uma vez o Projeto Recicla CDL desenvolvido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Videira foi sucesso. A quarta edição realizada no último sábado (10) recolheu um total de 6.400 kg de lixo eletrônico. “Os videirenses sempre surpreendem positivamente entregando grandes volumes de equipamentos que a partir de agora terão destinação correta sem prejudicar o meio ambiente”, aponta o presidente da CDL – Videira – Evandro Colle ressaltando que somando todas as edições realizadas no município já são mais de 26 toneladas de equipamentos eletrônicos  recolhidos.
Segundo Colle, nas primeiras horas da manhã o Largo da Estação,  onde foi montada a Central de Recebimento, ficou lotado. Os videirenses levaram desde grandes equipamentos como computadores, fornos microondas, climatizadores, televisores, aparelhos de som e impressoras, até pequenos objetos como celulares, controles remotos e pilhas. “A cada edição nos impressionamos com o crescimento da conscientização dos videirenses. Como eles já sabem que a CDL está realizando esse evento com freqüência, acabam guardando esses equipamentos que já não tem mais utilidade para nos entregar para ter destinação correta”.
A partir de agora, a empresa Alpha Digital, parceira da iniciativa, fará a triagem do material para reaproveitamento de aparelhos que ainda têm utilidade ou separação de metais e plástico para transformação em novas matérias-prima. “Somente encaminhando as peças a um local correto, é que estaremos evitando a contaminação do solo, das águas e do ar com metais pesados, plásticos e outros resíduos”, observou o presidente da CDL.
O projeto Recicla CDL é uma iniciativa da Federação de CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas, Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) e empresas associadas. O objetivo é diminuir a emissão de lixo, incentivar a coleta seletiva e a reciclagem no dia-a-dia dos catarinenses, além de promover a  coleta de resíduos recicláveis.

fonte: Silvia Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário