terça-feira, 28 de maio de 2013

Carga de lixo reciclável é despejada de forma criminosa em Vargeão

Cerca de cinco toneladas de lixo foram despejadas no local (Fotos: Giovani Luiz Wilmsen)
Um fato de desrespeito e repúdio se repete em Vargeão a exemplo de 2010, quando uma carga de lixo foi abandonada no chamado Belvedere, no acesso principal ao município.

Nesta segunda-feira, dia 27, funcionários da Prefeitura encontraram nas margens da rodovia que liga Vargeão à comunidade de Barra Grande, interior de Faxinal dos Guedes, nas proximidades da Linha Pedron, uma carga de lixo de aproximadamente cinco toneladas, contendo diversos materiais plásticos, papel e orgânico.

A origem do material despejado ainda não foi identificada, mas a Vigilância Sanitária do município já registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia Civil de Vargeão. As autoridades agora deverão iniciar os trabalhos de identificação, inclusive monitorando câmeras de segurança de lojas e empresas do município, na tentativa de encontrar os possíveis autores.

De acordo com a assessoria jurídica da Prefeitura, já foi solicitado à delegacia a abertura de um inquérito para apurar a responsabilidade sobre o crime ambiental.

A Vigilância Sanitária de Vargeão acredita que o lixo tenha vindo de perto, pois muitos produtos de mercados da cidade de Xanxerê e Faxinal dos Guedes foram encontrados, inclusive camisetas de entidades e associações. Os itens foram recolhidos para posterior avaliação.

Caso sejam conhecidos os responsáveis pelo despejo, os autores serão responsabilizados por todos os danos causados, podendo ainda responder por crime ambiental.

Após as investigações, o município deverá entrar em contato com empresas de recolhimento de lixo, dando o destino correto ao material, uma vez que ele poderá trazer sérios prejuízos ambientais e comprometer a vida de animais que frequentam o local.


Fonte: Giovani Luiz Wilmsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário