quarta-feira, 10 de julho de 2013

Coca-Cola, Vivo e Tim são multadas em R$ 5 mi por publicidade enganosa

Foto: Antônio Cruz/Arquivo Abr
 
As empresas Coca-Cola, Vivo e Tim foram multadas por veiculação de publicidade enganosa. As penalidades aplicadas por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) somam mais de R$ 5 milhões.
O Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (Saab), integrante do grupo Coca-Cola, foi autuado por não esclarecer na propaganda do produto “Laranja Caseira” que o mesmo é um “néctar” e não um “suco”. Segundo o DPDC, o anunciante ao omitir a informação não deixou claro ao consumidor que o produto possui aditivos e água, além do suco da fruta. A empresa foi multada em R$ 1,158 milhão.
No caso da Vivo, a multa foi pela publicidade enganosa durante a campanha publicitária “Vivo de Natal”. A empresa não demonstrou de forma adequada e clara as condições para a obtenção dos minutos de ligação e dos torpedos promocionais.
Durante a promoção, a empresa prometia ao consumidor R$ 500 em ligações e mais 500 torpedos SMS, mas não explicava que as ligações eram locais e que os torpedos também possuíam restrições, com validade de 30 dias. A multa foi de R$ 2,26 milhões.
A Tim foi multada por publicidade enganosa na campanha publicitária “Namoro a Mil”. Assim como a Vivo, a empresa não informava as condições para o consumidor obter os minutos e torpedos promocionais, e foi multada em R$ 1,654.
fonte: Radioagência NP, Daniele Silveira.

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