quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

REGIÃO: APÓS ENCERRAR 2014 COM FORMATURA ESCOLA AGRICOLA 25 DE MAIO RETOMA SUAS ATIVIDADES NO PROXIMO DIA 09







A Escola Agricola 25 de Maio encerrou o ano letivo de 2014 com a formatura de duas turmas sendo uma de oitava série outra do curso Técnico em Agroecologia.

Localizada no assentamento de Reforma Agraria Vitória da conquista no interior do municipio de Fraiburgo, a escola agricola 25 de Maio atua desde 1989 quando iniciou seus trabalhos devido a necessidade dos filhos das familias assentadas de concluirem as series finais do ensino fundamental, como a escola foi sempre voltada para educação do campo oferecendo aos alunos além das aulas normais também o período integral com disciplinas voltadas a agropecuária e a realidade vivida pelas crianças, também com definição de um modelo que prioriza os fundamentos da agroecologia travou a partir de 2002 uma luta para a conquista de um curso tecnico em Agroecologia o qual teve inicio em 2004 através do PRONERA e tornou-se estadual com o passar dos anos.No ano que passou o curso comemorou dez anos e formou no dia 12 de Dezembro mais seis Técnicos que estão aptos a voltarem para suas regiões e prestarem assistencia as familias agricultoras.

Para esse novo ano os projetos continuam, iniciando suas atividades no proximo dia 09 de Fevereiro com as turmas de series iniciais, ensino fundamental e ensino médio. A escola atende hoje cerca de 180 educandos.

Edson de Lorenzi diretor da escola comenta algumas das atividades programadas para o ano letivo. Para o ensino funtamental além das disciplinas normais esta inserido o programa Mais Educação o qual oferece aos educandos em tempo integral, tres vezes na semana o Cine Clube, Karatê, Acompanhamento Pedagogico e Esporte e Lazer.

Ja o ensino medio técnico continua os projetos de Horta Mandala, Bovinocultura Leiteira, e SISCAL – Sistema de Criação de Suinos ao Ar Livre – e a continuação do PRONATEC com o curso de Fruticultura e para este novo ano inicia novos projetos como cerca ao redor do colegio, piquetes para os bovinos, construção de sala de ordenha, construção de galpão e aquisição de maquinas agricolas além de construção de sala para caldeira.

É importante frisar que os educandos do curso técnico são de todo o estado e que a metodologia de trabalho é a pedagogia da alternância, no qual o aluno fica alguns meses na escola e alguns meses volta para a comunidade para aplicar os projetos aprendidos. 

Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário