segunda-feira, 4 de maio de 2015

Videira conquista 19 medalhas nos Parajasc


A delegação videirense que participou dos Parajasc 2015, em São Miguel do Oeste, trouxe para casa 19 medalhas da competição, mostrando o crescimento do esporte adaptado e a evolução dos paratletas. Neste ano, foram 54 participantes, numa delegação composta ainda por professores, dirigentes e acompanhantes. Videira esteve representada nas modalidades de Atletismo, Bocha, Futsal, Tênis de Mesa, Natação e Xadrez para deficientes físicos - andantes e cadeirantes - auditivos, intelectuais e visuais. 

O resultado, apesar de bastante expressivo, não é o mais importante neste tipo de competição, que tem como pano de fundo a inclusão. "Para todos nós, participar de um evento assim é a realização de um sonho. É mostrar que o que antes era inacessível, hoje pode ser alcançado por pessoas que, apesar das deficiências, se superam a cada dia e perseguem esse sonho com determinação e muita, mas muita força de vontade", explica o professor Gustavo Brandalise, um dos treinadores das equipes videirenses.

Segundo ele, o crescimento em qualidade ficou evidente, mais uma vez. "É um trabalho lento, cujos resultados aparecem aos poucos, mas pelo que pudemos ver nas disputas deste ano, Videira evoluiu bastante. E esse trabalho vai continuar", garante. O sonho agora, explica, é gestionar no sentido de fazer com que Videira se torne sede de uma edição dos Parajasc. "Temos condições plenas de sediar a competição e temos que sensibilizar para que isso aconteça".

A Associação Videirense de Esporte Adaptado (AVEA) foi a responsável por levar os paratletas para a competição. É dela também, a obrigação de oferecer treinamentos e materiais para a continuidade das atividades e, para isso, conta com apoio irrestrito da Fundação Municipal de Esportes (FMEV), que cede o professor para os treinamentos e da APAE. Além disso, conta com apoio de empresas parceiras na manutenção dos trabalhos. 
"Nossa missão é organizar, preparar e possibilitar aos paratletas a participação em eventos dessa natureza, além de formá-los. Esse trabalho tem sido uma devoção, pelas dificuldades que enfrentamos. Apesar disso, o resultado esta aí e esperamos que ele sirva de estímulo", justifica a presidente da AVEA, Claire Nora. Segundo ela, mais estruturada, a AVEA teria melhores condições de desenvolver os paratletas videirenses. 

"A maior vitória deles é estar presente numa competição deste porte, mostrando que sim, o sonho é possível. Estamos, como todos os videirenses, muito orgulhosos das conquistas, mas acreditamos que a maior vitória é a superação deles, todos os dias", enfatizou. A delegação videirense chega à Videira na noite desta quinta-feira. No sábado, às 10 horas, ela será recebida no Largo da Estação e, de lá, sai em carreata em um caminhão do Corpo de Bombeiros, pelo centro da cidade. "Que os videirenses acenem para esses paratletas, pois este será o maior reconhecimento para eles", finaliza.

MEDALHAS
OURO - 9
PRATA - 4
BRONZE - 6

NATAÇÃO
- Dayana Giovanella Chaiben: três medalhas de ouro com a nas categorias Nado Costas, Peito e Livre Deficientes Auditivos

ATLETISMO: 
- Katiane Orbano: três medalhas de ouro no Lançamento de Dardo, Arremesso de Disco e Peso Deficientes Físicos Cadeirantes
- Jonathan Baldissarelli: ouro no Lançamento de Dardo Deficientes Auditivos
- Gilberto Antonio Thibes: ouro no Arremesso de Peso Deficientes Auditivos 
- Guilherme Marchetti: três medalhas de prata no Lançamento de Dardo e Arremesso de Peso e Disco Deficientes Físicos
- Juarez Schran: duas medalhas de bronze, nas modalidades de Salto em Distância e Arremesso de Disco Deficientes Físicos
- Silvana Costa: medalha de bronze no Arremesso de Peso Deficientes Intelectuais
- Leandro Sturmer: prata no Lançamento de Dardo e bronze no Arremesso de Peso e Disco Deficientes Físicos Cadeirantes

FUTSAL
- Medalha de ouro, com os paratletas Fernando, Lúcio, Roberto, Ricardo, Márcio, Marcos, Luiz e Bruno

TÊNIS DE MESA
- Leonildo de Oliveira e Jamir Alves dos Santos: medalha de bronze no Tênis de Mesa Dupla Deficientes Intelectuais

APOIADORES
BRF
Prevemax
Spigha
LCOM Comunicação
Moraes Seguros
DB Personalização
União Pneus
Transvan
Arteprint
Link Telecomunicações

Fonte: Edelcio Lopes - Assessoria de Imprensa AVEA
_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário