terça-feira, 9 de junho de 2015

Secretários da Agricultura do Codesul tratam da sanidade animal dos quatro estados

Os secretários da Agricultura dos quatro estados que formam o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) – Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul – estarão reunidos nesta terça-feira (9) em Porto Alegre para tratar da sanidade animal e da situação da febre aftosa na região. Esta será a primeira reunião do grupo de trabalho e contará com a presença do secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Décio Coutinho. O encontro acontecerá das 9h30 às 16h na sede do BRDE.



O grupo de trabalho tem como objetivo discutir tecnicamente a suspensão da vacina contra febre aftosa no Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, elevando o status sanitário da região. Atualmente, Santa Catarina é o único estado brasileiro considerado livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O secretário da Agricultura e da Pesca de SC, Moacir Sopelsa, lembra que o último foco da doença no estado foi em 1993 e a vacinação foi suspensa há 15 anos. O reconhecimento internacional aconteceu em 2007, os outros três estados do Codesul são livres da doença com vacinação.



Para manter a excelência sanitária do rebanho catarinense, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), mantém um rigoroso controle das doenças animais. A Cidasc mantém 63 barreiras sanitárias permanentes nas divisas com os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul e também com a Argentina para impedir o ingresso de animais e produtos de origem animal que possam contaminar o rebanho. 



A febre aftosa é a enfermidade que mais causa prejuízo econômico a um país, especialmente pelas restrições aos mercados internacionais de animais e seus produtos. É uma doença altamente contagiosa e causada por vírus. Entre os animais domésticos a enfermidade acomete os bovinos, bubalinos, suínos, ovinos e caprinos.



Codesul

O Codesul é composto pelo Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e tem o objetivo de fomentar ações para o crescimento econômico e social dos estados membros, além de incentivar iniciativas de relações internacionais.

Assessoria de Imprensa
____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário