segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

SC: Previsão do Tempo - 3 meses - Janeiro, Fevereiro e Março de 2016



Verão quente com chuva acima da média em SC



2016 começa com El Niño forte influencia o Sul do Brasil

Fim de primavera e início do verão: 22/12 às 01h48min

Trimestre com chuva acima da média em SC, sobretudo no Oeste, Meio Oeste e Planalto. Em março a chuva continua acima da média, porem diminui um pouco no Litoral Sul. Nos meses de verão os volumes totais de chuva serão mais elevados, porem a chuva deve alternar com períodos prolongados com presença de sol. A chuva estará associada ao aquecimento diurno, concentrando-se no período da tarde e noite, em forma de pancadas e normalmente acompanhadas de temporais com descarga elétrica. Ressalta-se que haverá chuvas fortes com volume significativo em curta duração, podendo causar alagamentos em alguns locais onde apresentam problema de drenagem urbana.




O fenômeno El Niño intensifica as chuvas de verão, porém com menos proporção do que na primavera no Sul do Brasil. Entre outras consequências, o calor e a umidade no verão de 2015 podem aumentar a proliferação de transmissores de doenças endémicas.




Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em janeiro e fevereiro a média mensal de chuva varia de 180 a 240 mm e em março de 130 a 180 mm. A chuva nestes meses ocorrem principalmente devido a pancadas de chuva de verão (processo convectivo devido ao calor da tarde), áreas de baixa pressão com mais frequência no Oeste e Meio Oeste e a passagens de frentes frias.

Em relação à temperatura a previsão é temperatura acima da média climatológica, no trimestre, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro.
fonte:Epagri/Ciram
____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário