terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Divulgado Horário e o local de realização da prova do processo seletivo de professores admitidos em caráter temporário (ACTs), marcada para o dia 19 de dezembro


Foram divulgados nesta segunda-feira, 13, os Cartões de Convocação de Etapa (CCEs) dos candidatos inscritos no  em Santa Catarina. Nos documentos estão disponíveis o horário e o local de realização da prova, marcada para o dia 19 de dezembro.

Para conferir os CCEs, os candidatos devem acessar o sistema disponível neste site. As solicitações de correção das informações no cartão podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 15, no mesmo sistema.

Acesse todos os editais retificados do processo neste link, e clique aqui para assistir a um vídeo com o passo a passo de como confirmar suas informações de inscrição. Abaixo estão listadas as respostas para as principais dúvidas dos candidatos, e se você ainda tiver algum questionamento específico sobre o seu caso, é possível encaminhá-lo através do e-mail processoseletivoact@sed.sc.gov.br

- Até quando é possível confirmar as informações de inscrição para o processo seletivo?
O prazo para confirmação dos dados foi prorrogado para o dia 19 de dezembro, mesmo dia de aplicação da prova, até às 12h30. Essas informações podem ser confirmadas neste site, seguindo o passo a passo disponível aqui.

- Houve mudança na ordem de preferência das disciplinas na inscrição?
A ordem de preferência das disciplinas era válida somente para o sistema de inscrições da SELECON, não alterando a inscrição e classificação para o processo seletivo, que agora será conduzido pela Acafe. Ou seja, a ordem não altera a inscrição ou classificação do processo seletivo. Para conferir o passo a passo de como confirmar suas inscrições, acesse o link.

- A inscrição feita pelo site da Selecon continua válida?
Sim. Todos os candidatos que estavam inscritos com a SELECON estão automaticamente inscritos com a ACAFE, bastando apenas confirmar seus dados cadastrais no link.

- Não poderei fazer a prova na nova data. É possível solicitar reembolso da taxa de inscrição?
O prazo para solicitação de pedido de reembolso foi encerrado no dia 26 de novembro.

- Como faço para enviar a documentação necessária para a prova de títulos?
O prazo para envio dos títulos e/ou substituição de arquivos enviados foi encerrado no dia 26 de novembro.

- É possível solicitar ou alterar a condição especial para realizar a prova?
O prazo para solicitação/alteração de condição especial para a realização da prova foi encerrado no dia 26 de novembro.

- É possível alterar a cidade onde o candidato vai fazer a prova ou a Coordenadoria de classificação?
Tendo em vista que o período de inscrições já havia encerrado no cronograma original, e que a ACAFE irá operacionalizar o processo seletivo do ponto de onde ele foi suspenso, não serão realizadas novas inscrições ou mudanças nas inscrições dos candidatos (transferência de cidade de realização de provas, mudança de Coordenadoria de classificação, alteração das disciplinas escolhidas). Serão feitas apenas as confirmações de dados cadastrais – através do link (até às 12h30 do dia 19 de dezembro).

- É um único processo seletivo, mas existem quatro editais diferentes. Por que ele foi organizado dessa forma?
O mesmo processo seletivo foi dividido em quatro editais, pois cada um tem as suas especificidades. Assim, o processo seletivo é dividido em: Professores do Ensino Regular, Professores de Educação Profissionalizante, Professores de Educação Escolar Indígena e Professores para atuação em projetos especiais no Instituto Estadual de Educação (IEE).

- A Secretaria de Educação consegue precisar quantos professores serão chamados neste processo seletivo?
Esse processo seletivo é composto por vagas itinerantes. Logo, as chamadas servem para substituir professores ativos que, por algum motivo, tiveram que se afastar da sala de aula.
Dessa forma, não temos como definir um número, pois depende da movimentação dos professores (processos de afastamentos, licenças, entre outros), que é um processo dinâmico e que acontece ao longo de todo o ano letivo.

- Um dos principais atrativos para este concurso é a nova remuneração mínima para professores do estado aprovada recentemente pelo Governo. Todos os candidatos selecionados vão receber essa remuneração?
Os professores que tiverem a habilitação para a disciplina da vaga e tiverem uma carga horária de 40 horas semanais vão receber a remuneração anunciada pelo Governo (R$ 5 mil). Já os professores que tiverem carga horária menor irão receber proporcionalmente a esse valor.

- As provas serão aplicadas de forma presencial em 20 cidades do Estado. Quais são elas?
As provas serão aplicadas nos municípios de Araranguá, Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Maravilha, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão e Videira.

- A prova teórica será composta de quantas questões?
A prova objetiva será composta de 10 questões de conhecimentos gerais e 10 questões de conhecimentos específicos para cada disciplina em que o candidato se inscreveu, sendo eliminatória para os que não alcançarem 50% de acertos.

- Uma das novidades deste processo é a prova de Redação. Como ela vai funcionar?
A redação tem caráter classificatório, sendo eliminatório apenas para os candidatos que obtiverem nota zero. A redação dissertativo-argumentativa deverá ter entre 10 e 20 linhas e ser escrita de acordo com a Norma Culta da Língua Portuguesa, com tema relacionado à Educação.

- Como funciona a análise da titulação dos candidatos?
A titulação compõe a média final do candidato e é de caráter classificatório, conforme a escolaridade. Há uma pontuação para cada um dos níveis de escolaridade que forem apresentados. Veja mais detalhes em cada um dos editais.

- Para as vagas que exigem habilitação em Libras, como os professores serão avaliados?
Esses professores, que fazem parte de dois editais (Educação Básica e Indígena), passam por mais uma etapa de avaliação. Após a prova teórica e a redação, os classificados participam de uma prova prática de caráter eliminatório, por meio da qual devem comprovar a proficiência em Língua Brasileira de Sinais.

Fonte: SED SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário