terça-feira, 23 de outubro de 2012

As matrículas para a rede estadual de ensino já estão abertas


A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira (SDR), por meio da Gerência Regional de Educação (Gered), abriu o período de matrículas para o ano letivo de 2013, nas 23 unidades escolares da Regional de Videira, nesta segunda-feira 22. Até a próxima sexta-feira, 26, ocorrerá a renovação da matrícula de alunos que já estudam na rede. Para os novos alunos, a matrícula será feita de 29 de outubro a 5 de dezembro.
Os  ingressantes no ensino fundamental ou no médio deverão procurar a secretaria da escola, munidos de Carteira de Identidade ou certidão de nascimento e cartão de vacinação. As escolas da Regional de Videira estarão atendendo os pais e alunos no horário de funcionamento da unidade escolar.
De acordo com a gerente da pasta, Roberta Martinez, para evitar a superlotação em algumas escolas e a ociosidade em outras, o critério de zoneamento está sendo adotado. Dessa maneira, é fundamental que pais e alunos procurem a unidade escolar mais próxima de sua residência ou do trabalho.
Para o ano de 2012 as escolas estaduais da SDR de Videira estarão oferecendo ensino fundamental integral pelo Programa Mais Educação. Os pais que tiverem interesse em manter seus filhos o dia todo na escola devem procurar as seguintes unidades: Padre Bruno, Esther Crema, Madre Terezinha Leoni e Inspetor Eurico Rauen, todas no município de Videira. Neste programa os alunos terão acesso a aula normal e no contra turno terão atividades diferenciadas, como reforço escolar e oficinas de cultura e esporte. Eles terão também toda a estrutura de alimentação, permanecendo na escola durante todo o dia.
Já aos alunos do ensino médio, será oferecido o período integral através do Programa Médio Inovador. Disponível nas escolas Governador Bornhausen, em Arroio Trinta; Cecilia Vivan, em Salto Veloso e Professora Adelina Régis, em Videira. Somente os alunos do período diurno terão acesso ao horário integral, com aulas de informática, empreendedorismo e línguas entre outras, objetivando a preparação desses alunos para o mercado de trabalho.
O secretário regional Evandro Colle salienta que é importante que nenhuma criança ou jovem fique fora da escola. “O Governo do Estado já está planejando o ano letivo de 2013. Tudo está sendo organizado para garantir o melhor para os alunos da rede estadual. Contudo, é importante que os pais também façam a sua parte e matriculem os alunos” afirmou.
Requisitos para ingresso na rede pública estadual 
  • Para ingressar no ensino fundamental a criança precisa ter 6 anos;
  • Para ingressar no ensino médio e profissional, o aluno precisa ter concluído o ensino fundamental;
  • Para se matricular no CEJA, o jovem deve ter 15 anos completos para ingressar no ensino fundamental e 18 anos completo para o ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário