sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O desabafo de Carelli “Estão conseguindo prejudicar Videira”


 “Encerramos o ano com a nítida certeza, de que infelizmente, nossos adversários, por hora, estão obtendo êxito naquilo que sabem fazer de melhor: prejudicar Videira”. Com esse desabafo o prefeito reeleito de Videira, com mais de 70% dos votos – Wilmar Carelli se manifestou sobre a última movimentação do processo que visa liberar seu registro de candidatura e referendar a vitória histórica que obteve nas urnas em outubro. 
“Sob o ponto de vista jurídico,  nosso processo nunca esteve em situação tão positiva e prestes a nos dar a segunda vitória dessas eleições. Queremos dizer que acima da lei dos homens, cremos firmemente na lei de Deus, e temos certeza que nosso registro será liberado e no próximo ano estaremos novamente administrando Videira e transformando a vida das famílias videirenses. Apenas lamentamos a atitude dos nossos adversários, que querem dar um golpe na democracia, desrespeitando a vontade dos mais de 19.600 videirenses que nos reelegeram e acima de tudo prejudicando a continuidade do desenvolvimento da nossa querida Videira”, destacou Carelli.
Entenda o caso
Quando interpôs recurso ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE), pedindo reforma da decisão do Tribunal Regional Eleitoral(TRE) de Santa Catarina, que manteve sua candidatura indeferida, o prefeito reeleito de Videira, Wilmar Carelli pleiteava que o pedido fosse acolhido como recurso especial, discutido e votado em plenário, pelos sete ministros. Na época, a ministra relatora Laurita Vaz foi contrária, votando pelo não prosseguimento deste recurso especial, mas o agravo provido na última terça-feira (18) reverte este posicionamento e determina o seguimento do recurso especial, que agora deverá ser votado pelo colegiado e não somente pela ministra relatora. Amplia, assim, a discussão.
O xis da questão é o fato de o PP, partido do candidato derrotado com mais de 70%, Carlos Alberto Piva, ser o autor da ação. Como integrava uma coligação, o partido não poderia ter ingressado sozinho na justiça, porque é parte interessada. Na sessão da terça-feira os ministros Marco Aurélio e Dias Tóffoli, manifestaram esta irregularidade veementemente.
Marco Aurélio falou que, caso fosse negado o agravo e mantido o indeferimento de Carelli, estaria se "abrindo um precedente sem igual". Diante dos posicionamentos, a ministra Luciana Lóssio, que pediu vistas do processo em novembro por concordar que o PP não é parte legítima, pareceu ter recordado do caso e deu sinais de que mudaria seu voto.  Por fim, a relatora Laurita Vaz também mudou seu voto, dando a entender que concorda que o PP era parte ilegítima, posicionando o processo em outra esfera, muito mais favorável.
O desfecho do caso deverá acontecer somente em fevereiro do ano que vem, quando o TSE volta do recesso do fim do ano e deverá, enfim, julgar o recurso que pode reconduzir Carelli ao terceiro mandato como prefeito de Videira. Enquanto isso, o prefeito articula com os sete vereadores eleitos do PMDB e PDT, integrantes da Coligação Videira Feliz no Rumo Certo, quem será o presidente da Câmara de Vereadores, a partir de 1° de janeiro, e consequentemente irá assumir o comando do Executivo, até que Carelli seja diplomado e tome posse. “Estou declinando, por vontade própria, da decisão de pedir uma liminar que me conceda o direito de ser diplomado, porque quero voltar à Prefeitura, de forma definitiva a partir de fevereiro, quando o processo será julgado. Aguardo de forma serena e confiante que o desejo dos videirenses seja respeitado”.


Fonte: Assessoria de Comunicação Coligação Videira Feliz no Rumo Certo (PMDB/PDT/PSDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário