sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Instrução Normativa indica novos procedimentos para obtenção de alvarás de licença e funcionamento de trailers e barracas de alimentos em Videira



O prefeito interino de Videira – Lourenço Becker expediu nesta semana a Instrução Normativa nº 001/2013 que dispõe sobre os novos procedimentos para obtenção de alvará municipal de licença e funcionamento de trailers e barracas de exploração comercial de alimentos no município. A medida foi necessária para adequar a legislação municipal à Resolução Nacional nº 16 do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – CGSIM.

De acordo com a Instrução que já está em vigor desde o último dia 28, o Microempreendedor Individual, devidamente inscrito no Portal do Empreendedor que desejar montar “trailers”, barracas de exploração comercial de alimentos e similares, deverá  requerer, junto à Prefeitura , a Consulta Prévia de Viabilidade, apresentando o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual. Essa consulta vai apontar, principalmente se o Plano Diretor prevê a instalação desse tipo de empreendimento no local desejado.

Além disso, antes de abrir o negócio, o empreendedor também deverá receber a visita da  Vigilância Sanitária Municipal para uma vistoria, que será marcada após a Prefeitura informar a Vigilância sobre a viabilidade de implantação. Depois de vistoriado a Vigilância Sanitária Municipal deverá conceder um Alvará Sanitário Provisório pelo prazo de 180 dias, caso sejam verificadas adequadas condições de higiene e salubridade; Ainda de acordo com o documento assinado pelo prefeito, a  Autoridade Sanitária também  poderá cassar o Alvará ou interditar o estabelecimento se forem verificadas  irregularidades nessas condições.

 Fonte: Silvia Palma - Assessora de Comunicação

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