domingo, 8 de dezembro de 2019

Bombeiros Voluntários de Treze Tílias orientam sobre cuidados com instalação de decoração natalina




Com a chegada das festas de final de ano, muitas pessoas fazem a decoração natalina de suas residências e estabelecimentos comerciais.

O bombeiro voluntário de Treze Tílias, Evandro Junkes explica que muitas vezes as pessoas não se dão conta dos riscos que a falta de cuidados com a segurança podem ocasionar.

Ele explica que conforme a Instrução Normativa 35, em trabalhos em altura superior a 2 metros já é obrigatório o uso de equipamento de segurança, pelo risco que a queda oferece.

Além disso, acrescenta Evandro, é preciso tomar cuidado com o risco de choque elétrico, já que boa parte da decoração também é feita com iluminação especial e refletores.

São cuidados simples, como o uso da cadeirinha para trabalhos em altura superior a dois metros e com instalações que podem evitar muitos transtornos.





Cuidados com afogamentos


O verão também é um período de alerta para os socorristas por conta do aumento do número de afogamentos.

Isso porque com as altas temperaturas de verão, período de férias e festas, o fluxo de pessoas em balneários, rios e mesmo quem viaja a praia aumenta.

Nesses casos a orientação é para que as pessoas tomem cuidado e evitem locais de maior profundidade, ou que não são seguros para banhar-se.

Outra preocupação é com a ingestão de bebidas alcoólicas, que geralmente estão relacionadas a casos de acidentes aquáticos.

O bombeiro Evandro Junkes reitera que ao deparar-se com um caso de afogamento, a recomendação é jogar uma corda, ou boia, evitando entrar na água, porque o risco de afogamento é alto.

Fonte: Tropical FM 99

Nenhum comentário:

Postar um comentário