quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Videira foi sede da final da temporada 2019 da Copa Scherer 4x4 Carbon Free



Competição de rally regularidade reuniu pilotos e navegadores nas categorias Graduado, Turismo e Turismo Light
A cidade de Videira foi a grande responsável por encerrar a temporada 2019 da Copa Scherer 4x4 Carbon Free. A final do campeonato aconteceu no dia 23 de novembro e reuniu competidores das categorias de carros 4x4 Graduado, Turismo e Turismo Light. O desafio final contou com 118 quilômetros de prova, sendo 56 de trecho navegado e 62 de deslocamentos, passando por duas fazendas da região. Em 2019 cerca de 80 pilotos e navegadores participaram das cinco provas da competição que, além de Videira, também passou pelas cidades de Joaçaba, Fraiburgo, Curitibanos e Caçador.
Na última prova do ano a categoria Graduado já estava com seus campeões definidos desde a etapa anterior, mas somente em Videira foram conhecidos os campeões da Turismo e Turismo Light. A cidade realizou uma grande festa que reuniu amigos e famílias para celebrar o esporte off-road em um dos anos em que a competição mais cresceu em termos técnicos e de organização e agradou cada vez mais pilotos e navegadores aprimorando suas características de prova com o passar das etapas.
Nova direção técnica em 2019
Entre os elogios destacados pelos pilotos e navegadores sobre a Copa Scherer 4x4 Carbon Free em 2019, o mais citado foi a adição do novo diretor de prova, Alexandre Rech, à equipe da competição. Para Rech, trabalhar na Copa Scherer neste ano foi uma oportunidade para evoluir como diretor de prova. “Aqui encontrei a matéria-prima para se fazer rally, aliado a receptividade das cidades e dos clubes que ajudaram a compor cada etapa. A Copa Scherer me ajudou a evoluir, por isso deixo meu muito obrigado a todos que puderam andar, se divertir, passar perrengue e colocar mais uns capítulos nas resenhas que o rally proporciona”, afirma.
Eles chegaram “de líder”
Com três vitórias nas quatro primeiras provas do ano, o piloto Leandro Riffel, de Piratuba, e o navegador Michael Masson, de Capinzal, chegaram líderes em Videira, e mais, já eram campeões antecipados. Mas nem por isso deram moleza para os adversários da Graduado, categoria destinada aos competidores mais experientes. Com um segundo lugar na primeira etapa da prova e um primeiro na segunda etapa, eles garantiram mais uma vitória e fecharam o campeonato com quatro primeiros lugares em cinco provas. “Videira foi mais uma prova muito bem feita pela equipe de organização da Copa Scherer. O piso seco facilitou a pilotagem, mas deixou a prova mais técnica onde poucos pontos definem os resultados”, destaca Leandro.
Categoria Turismo ou Pais e Filhos?
Em 2019 a categoria intermediária da Copa Scherer 4x4 Carbon Free incorporou uma das principais características da competição: o envolvimento das famílias. Na Turismo a disputa do ano contou com quatro duplas de pais e filhos disputando os primeiros lugares dos pódios da categoria. Mas entre os Andrade, os Leobet, os Lacowicz e os Tondin o mais importante não era o número em que o pai e filho subiam em cima do pódio, mas sim o tempo que passavam participando juntos de um esporte que é passado de pai para filho.
Com tanto sobrenome repetido no grid da Turismo, os campeões da prova e da temporada tinham tudo para ser da mesma família. Em Videira quem se saiu melhor na prova foi a dupla de Fraiburgo formada pelo piloto Paulo Lacowicz e pelo navegador Ramon Lacowicz, pai e filho, respectivamente. “A Copa Scherer tem sido uma escola para mim, uma família onde as amizades que fazemos nos impulsionam para alcançar nossos objetivos. Todos são muito competitivos, mas também estão sempre celebrando as vitórias dos amigos e comemorando cada passo juntos. Só tenho a agradecer aos organizadores, patrocinadores e competidores por proporcionar essas experiências que não têm preço, poder escapar da rotina e ter bons momentos para recordar com os amigos é o que faz o rally valer a pena”, vibra Ramon.
Já na temporada quem vibrou mais em família foram os Andrade, ou melhor, o piloto José Andrade Júnior e o seu filho, o navegador Bernardo Schafer Andrade. A dupla de Piratuba terminou a etapa de Videira em quarto lugar, mas o resultado foi suficiente para garantir o título da categoria. Para nós a Copa Scherer está no coração, não há coisa melhor do que poder estar participando desta competição que a cada dia vem evoluindo e criando novos vencedores. A prova de Videira foi uma ótima prova como todas as outras que tiveram este ano, e com ótimos terrenos. Para nós o troféu é estar confraternizando com os amigos e fazer novas amizades no meio off-road”, afirma Bernardo, de apenas 12 anos.
Experimentação, troca de dupla e título
Em ritmo de testar novas experiências quem venceu a prova de Videira foi uma nova dupla que se formou em Joaçaba especialmente para a final. O piloto Valdir Cortina topou o convite do conterrâneo, o navegador Fábio Conte, para substituir seu piloto habitual e ajudá-lo a conquistar o título da Copa Scherer em 2019. “Mesmo sabendo da responsabilidade e sem competir desde a primeira etapa do campeonato, Valdir agarrou a oportunidade de formarmos uma parceria que já analisávamos há anos. A prova foi excelente, médias justas e local desafiador, onde o diretor de prova não poupou esforços para fechar o ano com chave de ouro”, diz Fábio. “A Copa Scherer está em um nível técnico muito bom, eu aprendo muito e a gente vê que os competidores aqui da região estão se destacando muito nos outros campeonatos que eles frequentam”, destaca Valdir.
Com os resultados de Videira, o piloto de Capinzal, Gilson Savaris, conquistou o título da Turismo Light. Gilson disputou a temporada com dois navegadores, Luiz Surdi, de Capinzal, na primeira prova do ano, e nas restantes competiu ao lado de Matheus Driessen, de Caçador. Mas o título ele dedica a navegadora que não pôde estar presente ao seu lado em 2019, mas que faz parte da conquista de outro “troféu” do piloto. “A minha esposa Paula não pôde navegar neste ano devido a gravidez, mas incentivou para que eu fizesse todas as provas, por isso dedico o campeonato a ela e a nossa filha que chega no início de 2020”, conta Gilson.
Acompanhe a Copa Scherer!
Participe das atividades da competição acompanhando a página do Facebook da Copa Scherer no endereço fb.com/copascherer4x4carbonfree e também o grupo do Facebook pelo link fb.com.com/groups/copascherer4x4carbonfree. No Instagram a competição está presente com o perfil @copascherer4x4carbonfree e também conta com Canal no YouTube, acesse e assista as aventuras da galera do oeste catarinense.
Compromisso ambiental
A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4x4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.
A Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e organização da West Eventos 4x4 Carbon Free. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote, Monroe Amortecedores, SFI CHIPS, Maxxis Pneus, Salgadinhos STRIKE, Cup Noodles e Berg Bier Cervejaria. A etapa local contou com apoio do Posto Dois Pinheiros e do Hotel das Videiras.
Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4

Nenhum comentário:

Postar um comentário