domingo, 31 de julho de 2022

Falta de recenseadores pode prejudicar o Censo no Meio Oeste - há vagas na região

Foto: Divulgação

O IBGE está às vésperas da realização do Censo Demográfico, operação que não ocorre desde 2010 e tem como data de início 01/08/2022.

O Censo vai atualizar a população de todos os municípios do país, bem como medir a renda média, quantidade de idosos, crianças, entre outras informações importantes para a elaboração de políticas públicas.

Os responsáveis pela coleta de dados nos domicílios são os recenseadores, que serão contratados por um período médio de três meses e recebem por produtividade.

Segundo o Coordenador do IBGE em Joaçaba, Jecksan Ferraz, o recenseador não tem horário fixo, e estima-se que o ganho por entrevista, que leva de 10 a 15 minutos, seja em torno de R$ 10,00.

Além do valor por entrevista, o Recenseador também recebe ajuda de custo para se deslocar ao setor onde estiver coletando dados. Esta ajuda é variável e pode passar de 1.000,00 em alguns setores rurais distantes da sede dos municípios.

O recenseador também não precisa cumprir horário fixo, podendo inclusive trabalhar em meio período e atuar no IBGE nas horas vagas, desde que cumpra o mínimo 25 horas semanais.

Ressalta também o Coordenador que não é permitido funcionário público atuar como recenseador nem empresário, mas inclusive aposentados pelo INSS podem trabalhar na função, na qual exige-se apenas nível fundamental.

Mesmo assim, na regional do IBGE de Joaçaba foram contratados pouco mais de 100 recenseadores dos 214 necessários para atuar nos 19 municípios de abrangência.

Jecksan Ferraz ressalta que o IBGE ainda está recrutando recenseadores, e quem tiver interesse deve entrar em contato no 3522-0136 ou diretamente na agência do IBGE de Joaçaba – situado na Avenida XV de Novembro, 180 – sala 403 – Centro – Joaçaba – até dia 01/08 – prazo final para as inscrições.

Há vagas para os municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste, Erval Velho, Ibicaré, Luzerna, Treze Tílias, Água Doce, Catanduvas e Campos Novos, sendo que a situação mais crítica é em Erval Velho e Treze Tílias.

Fonte: Caco da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário