sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Negociações salariais resultaram em ganho real de 2,23%

imagem ilustrativa
 
Os acordos salariais assinados no primeiro semestre deste ano tiveram aumento real, em média, de 2,23%. De acordo com balanço do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado nesta quinta-feira (30), 97% dos 370 reajustes analisados pela pesquisa superaram a inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Segundo o órgão, esse é o melhor resultado de negociações salariais desde 1996. Em comparação com os quatro últimos anos, constatou-se que 29% das categorias conquistaram ganho real de 2% e 3% em 2012. No ano passado, entre as negociações realizadas, apenas 9,7% atingiram esse mesmo percentual de acréscimo.
O estudo também identificou aumentos reais em maior proporção em todas as regiões do Brasil. No entanto, as regiões Norte e Nordeste apresentaram categorias com reajuste abaixo da inflação.
Nos últimos meses uma onda de paralisações em reivindicação por melhores salários e condições de trabalho nos setores públicos e privados atingiu todo o país. Com o encerramento das negociações, o governo federal sinalizou que irá propor um projeto de lei para regulamentar as greves no setor público. Entre as propostas estão a de proibir paralisações de categorias armadas, corte de ponto dos grevistas e substituição dos servidores paralisados.
fonte: Radioagência NP, Daniele Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário