sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Romaria do Centenário do Contestado em Santa Catarina



Neste domino, dia 13 de setembro será realizada, na Diocese de Caçador, no município de Timbó Grande, em Santa Catarina, a 23ª Romaria da Terra e da Água. Com o tema “Romaria do Centenário do Contestado” e o lema: “Redutos de resistência, esperança e encantamento da vida”.

A Romaria é uma iniciativa da Igreja Católica, coordenada pela Comissão Pastoral da Terra e das águas. Neste ano, a Romaria foi assumida e contará com a participação de todas as dioceses e regionais do Sulão do Brasil: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A Diocese de Caçador está se preparando para acolher milhares de pessoas, neste dia de celebração, reflexão, partilha e compromisso com a defesa da vida. 

A terra do Contestado continua marcada pelo conflito ocorrido há cem anos, que assassinou milhares de caboclos e camponeses e, também, pela resistência e esperança desse povo sofrido, esquecido e desprezado, que lutou e luta por dias melhores. Neste sentido, a Romaria quer elevar o estímulo do povo da região e fortalecer as suas diferentes formas de organização, despertando em todos a sensibilidade humana, o respeito pela vida, o repúdio à opressão e à violência, e o cumprimento do mandato do Senhor para que a justiça floresça sobre a terra. 

Dom Severino destaca que a Diocese de Caçador está se preparando para acolher milhares de pessoas, neste dia de celebração, reflexão, partilha e compromisso com a defesa da vida. “Nós, catarinenses, e, de modo todo especial e com alegria contagiante, a Diocese de Caçador com suas 25 paróquias e mais de 500 comunidades, nos ocuparemos, com determinação e alegria evangélica, para marcar presença e acolher bem a todos os visitantes. Como Igreja em comunhão, que caminha ao encontro das pessoas que fomentam a esperança e alegria no seguimento a Jesus Cristo, como discípulos missionários, não teremos outra programação em nossas comunidades no final de semana da Romaria”, enfatiza Dom Clasen.

A Romaria da Terra será um grande momento de celebração, para o povo expressar seu acolhimento, sua fé, sua resistência, sua capacidade de partilhar a vida, a terra, a água, os sonhos e as conquistas, na busca constante por uma sociedade melhor, mais includente, democrática, justa e respeitosa da vida em todas as suas dimensões. 

Programação: 

08h – Acolhida e concentração dos romeiros na avenida central de Timbó Grande, próximo à Igreja Matriz.
8h30 – Abertura da Romaria e mística de acolhida e memórias das Romarias na irmandade cabocla.
10h – Início da caminhada até o local da Romaria, entendido como um reduto místico da celebração.
Ao término da caminhada haverá o plantio da cruz de cedro, com rituais e reflexões sobre o Contestado.
12h – Almoço partilhado. Os romeiros são convidados a trazerem seus lanches para a partilha. No local, também, haverá barracas dos movimentos, pastorais sociais e paróquias que oferecerão gratuitamente alimentação/sucos para os romeiros. Não haverá nada comercializado na romaria, nem água, refrigerantes, ou quaisquer outros produtos.
Durante a tarde haverá diversas reflexões, apresentações culturais, etc.
15h – Celebração Eucarística
16h – Previsão de encerramento e envio dos romeiros e caravanas.



SERVIÇO:

Evento: Romaria do Centenário do Contestado em Santa Catarina

Lema: “Redutos de resistência, esperança e encantamento da vida”.

Dia: 13 de setembro de 2015

Local: Timbó Grande - SC (Diocese de Caçador)

Outras informações com: 

Setor de Comunicação - Mitra Diocesana de Caçador 

Fone: (49) 3563 - 2045



E-mail: pascomcacador@gmail.com e jornalfontecacador@gmail.com

_____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário