sexta-feira, 27 de outubro de 2017

REGIÃO: Pinheiro Preto participa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso assumido por nosso município com o governo federal e estadual, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
O PNAIC já vem sendo desenvolvido desde 2013, e neste ano ele vem com um diferencial. Além dos professores de 1º, 2º e 3º ano se estendeu para os professores da Pré-escola, com o intuito de fortalecer ainda mais o ciclo de alfabetização.
O programa qualifica professores da Educação Básica que lecionam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e professores da Educação Infantil, além de outros professores da rede. Tem duração de 100 horas de formação, a metodologia propõe estudos e atividades práticas. Temos o envolvimento de 15 professores para essa formação. Os professores realizam este curso em horário extra, após o horário de aula.
A formação além de atingir os objetivos propostos pelo PACTO, propõem uma troca de ideias entre os professores, despertando uma vontade enorme de aplicar na sala de aula tudo o que aprendemos.
Os encontros são conduzidos por 2 formadores locais, a professora Rosana Bogoni com o grupo do Ensino Fundamental  e  a  Professora Solange Manica com o grupo da Educação Infantil. Para conduzir o curso elas realizam formação que é oferecida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
"A responsabilidade pela alfabetização das crianças precisa ser acolhida por docentes, gestores e instituições formadoras como um imperativo ético indispensável á construção de uma educação efetivamente democrática e socialmente justa". (Documento Orientador PNAIC- MEC)

Site da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário