domingo, 30 de junho de 2019

Obra de arte retrata a história de Pinheiro Preto



Ferramentas artesanais, as festas cristãs, o brasão do município a pujança na agricultura com ênfase  para produção de uvas e vinhos em Pinheiro Preto,  estão sendo mostradas por meio de uma galeria de artes nos dois acessos à ponte  na margem esquerda do Rio do Peixe.

 Distribuídos  em nove painéis pintados pelo artista plástico natural de Pinheiro Preto Roberto Rafael Delani (Nazo), mostra os espaços referentes à cultura, costumes e atividades locais. A obra foi concluída recentemente dando um novo visual para quem visita Pinheiro Preto  e para seus moradores que diariamente  estarão em contato com a história do município cada vez  mais viva.

 Com um pincel e muita imaginação, Nazo como é conhecido pela comunidade Pinheiro Pretense, expõe alguns aspectos que fazem do município um local com forte potencial para o turismo rural e aponta nuances de sua população.

 Para expor o trabalho, a prefeitura cedeu espaço do muro de concreto que faz a contenção da principal avenida  que faz a ligação da rodovia SC 135, e que também acessa a prefeitura, delegacia, escola e outros espaços públicos.

1° Painel representa as festas cristãs que acontecem anualmente com uma procissão de barcos pelo Rio do Peixe, onde o Padroeiro São Pedro é transportado e segue até a igreja matriz.

Alem disso tem o Brasão municipal com os símbolos da nossa terra Pinheiro Preto; as atividades da fruticultura, demonstrando os trabalhos de colheita ainda manual; atividades de elaboração e comércio ligados à viticultura, a industrialização da uva e a enologia; plantio de milho, a criação do gado de corte e leite e a suinocultura, também relacionado ao comércio agrícola como silos e leitarias, atividades exercidas na maioria das vezes pela mesma família; atividades urbanas, representado por engrenagens que simbolizam a indústria e também um livro que mostra nossos estudantes e os capacetes operários e demais trabalhadores; o regionalismo mostrando o local onde eram armazenados os mantimentos e utensílios usados pelos imigrantes, no caso o porão, ferramentas manuais feitas pelos próprios agricultores, para o desenvolvimento de suas raças e construções das suas comunidades, alem do símbolo marcante da cidade. Uma trama de parreiras com 57 cachos representando o município de Pinheiro Preto.

 Portanto quando você vier para Pinheiro Preto não deixe de visitar essa galeira  e conhecer um pouco da cultura  e costumes desse povo trabalhador. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário