quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

TREZE TÍLIAS – Secretaria de Saúde emite alerta sobre a dengue



O alerta é para conscientizar a população para tomar cuidados com o objetivo de evitar focos do mosquito aedes aegypti na cidade.

De acordo com o Agente de Endemias, Ronaldo Silva, até o momento não foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue, mas mesmo assim, ele recomenda a tomada de cuidados para que não ocorram o surgimento de larvas.

Ronaldo Silva diz que o município realiza por meio do Programa de Controle da Dengue, coletas periódicas de lavras através de armadilhas localizadas em pontos estratégicos.

O agente de endemias ressalta a importância de eliminar qualquer recipiente com água parada, como pratos nos vasos de plantas, ou usá-los colocar areia até a borda, guardar garrafas com o gargalo virado para baixo, manter lixeiras tampadas, deixar os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água.

Também é importante ter cuidados com plantas, como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água, tratar a água da piscina com cloro e limpar uma vez por semana, manter ralos fechados e desentupidos, lavar com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana, retirar a água acumulada em lajes, dar descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados e manter fechada a tampa do vaso sanitário, evitar acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue.

Em caso da existência de possíveis focos de Aedes aegypti, comunicar para a Secretaria Municipal de Saúde.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias e dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. 

Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas. 

Outra orientação é para as pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

Na Região duas cidades têm registros de larvas do mosquito da dengue: Água Doce e Catanduvas.

Fonte: Tropical FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário