segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Obra de Cruz e Sousa é distribuída gratuitamente no estado

A poesia de Cruz e Sousa ao alcance da mão. “É só pegar e levar”, diz o cartaz pregado no cesto de livros. Literatura boa e de graça é possível encontrar na Casa da Alfândega, no centro de Florianópolis, onde a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está distribuindo exemplares de livros com a obra do maior poeta simbolista brasileiro, o catarinense João da Cruz e Sousa.
A obra “Cruz e Sousa Simbolista – Broquéis, Faróis, Últimos Sonetos” foi impressa em uma edição monumental de 150 mil exemplares, pelo governo de Santa Catarina, em 2008, em comemoração aos 110 anos de falecimento do poeta. Cerca de 70 mil exemplares acabaram no depósito da Biblioteca Pública de Santa Catarina, juntamente com outras obras patrocinadas pelo Estado, e lá foram descobertos pela atual gestão da FCC. “Decidimos colocar essas obras ao alcance do público, distribuindo ao sistema estadual de bibliotecas e às casas de cultura vinculadas à fundação”, explica o presidente, Joceli de Souza.
A iniciativa de aproximar Cruz e Sousa dos leitores catarinenses agradou o servidor público Dorian Rosa, conterrâneo do poeta simbolista. Rosa nunca leu a obra do escritor, mas assistiu a um documentário sobre a vida dele e se interessa pela literatura. “Vou colocar o livro na mesa de cabeceira, ao lado do controle da TV. Assim, deixo a televisão de lado e leio poesia”, planeja.
Cruz e Sousa nasceu na Capital catarinense no dia 24 de janeiro de 1861, faleceu na estação ferroviária Sítio, em Minas Gerais, vítima de tuberculose, a 19 de março de 1898, e foi enterrado no Rio de Janeiro. Hoje considerado o “maior poeta simbolista brasileiro”, teve sua poesia comentada e valorizada somente décadas após a sua morte. Os restos mortais dele foram trazidos a Santa Catarina pelo governo do estado em 2007.

Onde encontrar

O livro que reúne as principais obras do simbolista está sendo distribuído gratuitamente na Casa da Alfândega, no Centro Integrado de Cultura e na Biblioteca Pública, em Florianópolis. Também pode ser encontrado nas demais casas de cultura e museus mantidos pela FCC. Interessados podem entrar em contato pelo site: http:www.fcc.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3953-2300. (Lisandrea Costa)
fonte:ALESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário