sábado, 4 de agosto de 2012

Programa de acesso ao ensino técnico e emprego social tem 12 mil inscritos de Santa Catarina

imagem:google

Com a adesão de mais 36 municípios ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Social (Pronatec), Santa Catarina contabiliza 221 municípios que integram o programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Até o momento, 12 mil catarinenses se inscreveram nos cursos do Pronatec em todo o Estado para o segundo semestre. “É um número a ser comemorado e significa que estamos dando um passo em direção ao resgate na formação profissional das pessoas que precisam”, afirma o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva.
Os cursos são gratuitos e oferecidos por Escolas de Ofício, distribuídas em Santa Catarina pelos Institutos Federais (IF-SC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, formado pelo Senai, Senac e Senat. O programa atende pessoas na faixa etária entre 16 e 59 anos e que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. “A parceria com instituições executoras conceituadas fez com que o Governo do Estado reforçasse a credibilidade junto à população com este programa”, destaca o secretário Cândido da Silva.
A lista de cursos foi sugerida pelos municípios e oficializada em reuniões com as instituições executoras. São cerca de 200 opções de cursos no Estado, entre eles estão o de camareira, agente de informações turísticas, garçom, condutor de turismo de aventura, soldador, balconista de farmácia, contador de histórias, pizzaiolo, costura industrial e bombeiro civil.
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação. Os cursos variam de, no mínimo, 160h/aula a 350h/aula, e a realização por meio do Pronatec não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do Governo Federal. Os alunos ganham lanche e auxílio para o transporte. A pré-inscrição deve ser feita junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.
Em algumas cidades que concluíram as capacitações do Pronatec Social, iniciados no primeiro semestre, já é possível observar o resultado dos cursos de qualificação profissional: emprego. Em Lages, dos três cursos que já terminaram, 37% dos alunos estão empregados.
De 72 alunos dos cursos de costura, soldador Mig Mag, costureiro industrial noturno e camareira, 27 concluíram o curso e conseguiram trabalho. “Esses resultados são muito positivos porque mostram que os cursos facilitam a inserção no mercado de trabalho”, ressalta o secretário da Assistência Social. Além de Lages, os municípios de Blumenau, Joinville, Brusque e Chapecó já têm turmas que concluíram cursos nesta modalidade.
fonte:SC/Gov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário