segunda-feira, 27 de abril de 2015

REGIÃO: Joaçaba é a segunda melhor cidade em qualidade de vida do Brasil

reprodução internet

Recentemente a ONU, divulgou dados do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios Brasileiros. Esses dados levam em conta basicamente dados oficiais de educação, expectativa de vida e renda. No primeiro levantamento Joaçaba já ganha papel de destaque, ficando na oitava posição do Brasil, porém uma nova compilação de dados realizada pelo portal www.semprefamilia.com.br, de um grande grupo de comunicação do Paraná, apontou que se considerar apenas cidades pequenas, ou seja, com menos de 100 mil habitantes, o desempenho de Joaçaba fica ainda melhor, sendo considerada a segunda melhor cidade do país em qualidade de vida.

A notícia foi comemorada pelo prefeito Rafael Laske, “Novamente o mérito desse bom desempenho é da população, do povo que constrói essa cidade. É claro que esse dado, faz com que a nossa responsabilidade aumente em trabalhar para fazer uma cidade ainda melhor”, destacou Laske. Segundo o levantamento, Joaçaba perde apenas para a cidade paulista de Águas de São Pedro, que conta com uma população de apenas dois mil e setecentos habitantes.

Os motivos do bom desempenho

Os dados que servem de base para o levantamento são de 2010. Esse fato faz com que a expectativa de melhoria do índice seja clara, dado aos investimentos nos setores que fornecem informações para elaboração do IDH.

Na educação, no ano de 2014, o município de Joaçaba conseguiu suprir a demanda de vagas em creches, nesse sentindo hoje não existe mais fila de espera para quem precisa deixar seu filho na educação infantil municipal.

No que diz respeito à expectativa de vida, os investimentos recentes na saúde, seja na estrutura física ou ainda na contratação de pessoal, já apontam bons resultados. Ao todo nos últimos 5 anos, foram construídos 7 novas unidades de saúde, 2 estão em obras e mais 3 em fase final de projeto técnico. Além disso, a abertura do horário estendido da secretaria de saúde a recentemente a contratação de novos médicos, fez com que o atendimento a população fosse ampliado.

No que diz respeito à renda, a vinda de novas empresas, principalmente com capacidade de mão de obra qualificada, como a usina de biocombustível da ADM, faz também com que a expectativa de melhoria nesse índice seja real. O fortalecimento e crescimento da oferta de prestadores de serviços na cidade, principalmente no ramo de saúde, aponta também possibilidades de melhorias nesse fator.

A busca pela consolidação da qualidade de vida

Investimentos pesados em setores que não apontam interferem diretamente no cálculo do IDH, mas que de forma subjetiva auxiliam no entendimento real de qualidade de vida, são metas da administração.

Mobilidade urbana

A Prefeitura de Joaçaba entende que se facilitar o deslocamento dos joaçabenses em suas rotinas diárias, contribui com o sentimento de qualidade de vida. Nesse sentindo nos últimos anos, foram pavimentadas mais de 80 ruas. A maior obra da atualidade, o Acesso Adolfo Zigelli, é um grande investimento destinado exclusivamente à mobilidade urbana, impulsionando o desenvolvimento para a região alta da cidade. Só nesse setor, os investimentos públicos superam a marca dos 20 milhões de reais.

Lazer

Considerado por muitos o maior significado da qualidade de vida de Joaçaba, a construção do parque central da cidade, é aguardado com ansiedade pela população. Localizado em uma área nobre, a obra, que está a todo vapor e deverá ser entregue a população até o inicio do segundo semestre do ano que vem. Por contar com uma topografia acidentada, a cidade não conta com espaços públicos adequados para prática de exercícios ou ainda atividade ao ar livre. Com investimentos que superam a marca de 5 milhões de reais, a obra deve consolidar o sentimento na população na plena qualidade de vida.

Meio Ambiente

O meio ambiente também recebe investimentos pesados. A renaturalização do Rio do Tigre, que inicia nesta semana sua segunda etapa e a implantação da coleta seletiva de lixo, aponta a preocupação da cidade na busca por um desenvolvimento sustentável, quando o assunto é preservação. Além disso, programas educacionais, que visam levar conscientização a população, ajudarão para que os impactos ambientais sejam minimizados. 

Fonte: Paulo Afonso/Assessoria
_______________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário