quinta-feira, 12 de abril de 2018

"PROGRAMA LIDER-SEBRAE/AMARP || 5º ENCONTRO || TANGARÁ SC





A quinta fase do Programa LIDER-Sebrae/AMARP aconteceu nos dias 19 – 20 de Março, em Tangará, nas instalações da pousada Rancho Moinho Velho.
Este último encontro do Programa LIDER marcou o termo de uma série de palestras iniciadas já em Arroio Trinta, quando alguns profissionais altamente gabaritados trouxeram para o grupo suas experiências, relacionadas aos principais eixos selecionados como carros-chefes de um grande projeto de desenvolvimento regional, da região da Amarp. 
Airton Spies foi brilhante ao analisar Perspectivas e Desafios para o Agronegócio Catarinense. O tema Turismo Integrado e Sustentável seguiu a mesma linha, apresentado pelo professor Rone Brito. Nestor R. Silva, Gestor de Governança da Febraplan, traçou um cenário muito realista da situação da área da Saúde, em Santa Catarina e também no Brasil. 
Uma das melhores lideranças do Programa, o Amarildo Biscaro, trouxe dados importantíssimos sobre a Educação, sobre o processo educativo, no estado catarinense e, principalmente, na região da Amarp. Já em Tangará, o encontro foi iniciado pela palestra, também profundamente reveladora, do senhor Clebi Renato Dias, diretor-executivo da Coopercampos. 
O principal resultado prático do Encontro de Tangará, foi o encaminhamento de votações que visam eleger projetos preferenciais relacionados aos eixos/plataformas do Projeto de Desenvolvimento Regional da Região da Amarp. 
O programa Lider-Sebrae/AMARP estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões : a gestão pública, a classe Empresarial e a sociedade organizada.
Segundo o prefeito Borga, de Videira, esta é uma iniciativa de toda a região. “Nós, enquanto cidadãos, diz ele, muitas vezes esperamos que as prefeituras resolvam os problemas da região. Nos falta a consciência de que os prefeitos são passageiros, mas os empresários e as lideranças locais não. Estes estarão presentes em todas as gestões. Por isso contamos com o apoio e o comprometimento dessas lideranças. É preciso ter alguém que nos ajude a plantar agora, para colher os resultados no longo prazo”, destacou.
O Programa Lider prevê investimentos na ordem de R$ 460 mil, sendo 70% deste valor subsidiado pelo Sebrae e 30% (R$ 146 mil) pelos 15 municípios participantes. 
O processo continua seu desenvolvimento, nos próximos dias 23-24, agora na vizinha Videira, do prefeito Dorival Carlos Borga".

Matéria elaborada por Lodovino Pilatti
Participante do programa Lider Informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário