sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Videira: Educação vai regulamentar cumprimento da hora-atividade dos professores


A regulamentação da realização da hora-atividade dos professores da rede municipal de Educação foi tema de duas importantes reuniões na terça-feira (14). O debate se deve porque, atualmente, de acordo com a Lei 122/2012, os professores precisam cumprir a hora-atividade (que é usada para preparação de materiais, estudo e planejamento de aula) dentro das unidades escolares em que atuam, o que não acontece.

Para regulamentar a situação, a Secretaria de Educação de Videira elaborou uma proposta que prevê a alteração dos artigos 54 e 55 da referida lei. De acordo com o secretário Geancarlos Farinon, a proposta é para que seja acrescido um parágrafo a estes artigos, definindo que a hora-atividade possa ser cumprida pelo professor no ambiente que lhe for mais conveniente para o estudo e planejamento, seja dentro ou fora da unidade escolar.

“O importante é regulamentar esta situação para que os professores tenham segurança jurídica e trabalhista no desempenho de sua atividade. Ações deste gênero visam à excelência do trabalho, pois queremos que nossos professores tenham qualidade de vida e possam escolher onde se sentem mais confortáveis para cumprir suas horas-atividade”, explica o secretário.

O assunto foi debatido em duas reuniões. A primeira, entre as secretarias de Educação, Administração e Finanças, Procuradoria, Departamento de Pessoal, Controle Interno e Licitações, serviu para definir os pontos a serem alterados. Na segunda reunião, o grupo apresentou a sugestão ao prefeito Dorival Carlos Borga, que aprovou a proposta.
“Nós estivemos nas escolas e conversamos com os professores, ponderamos tudo o que nos disseram para montar o texto da proposta de alteração à lei”, diz Gean.

PRÓXIMOS PASSOS| Para que a alteração seja incorporada à lei, é preciso que a proposta passe por alguns trâmites legais. Nos próximos dias a proposta será encaminhada ao Legislativo, onde precisa ser aprovada pelos vereadores em dois turnos. Se aprovada, a alteração precisa ser sancionada pelo prefeito Borga para, então, ser efetivamente incorporada à lei.

A intenção da Secretaria de Educação é que a proposta seja aprovada ainda neste ano para que passe a valer a partir de 2018. A alteração vai englobar as horas-atividade de todos os professores que atuam na rede municipal de ensino de Videira.


Foto: Núbia Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário