terça-feira, 21 de maio de 2019

Comunidade Luterana de Tangará Comemorou 70 Anos






A Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Tangará realizou no domingo (19/05) um almoço em comemoração aos 70 anos de história no município. Cerca de 250 pessoas participaram do evento que aconteceu no salão Luterano de Eventos da Comunidade Luterana.

         O Pastor Alexsandro Gonçalves, que está a frente a comunidade há dois anos, relata que o lucro  do almoço servira para as melhorias tanto do salão quanto  da igreja.  Alexsandro que não mediu esforços para a realização do almoço juntamente com outros membros da comunidade, agradece todos que prestigiaram e contribuíram para a excelência do evento.

        

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Tangará,  tem como missão: 


·        Propagar o Evangelho de Jesus Cristo;

·        Ensinar a sã doutrina cristã;

·        Servir a cidade;

·        E Promover o Reino de Deus.



 Cultos quinzenais (1º e 3º domingo de cada mês, as 19:30 horas);

 Encontro de Jovens/Adolescentes (toda a família) são encontros quinzenais 1ª e 3ª sexta-feira, as 20:00 horas, no salão Luterano de Eventos.



Histórico

Em 19 de fevereiro de 1949 foi instalada a administração municipal de Tangará.

Esta data coincide com o período em que os evangélicos de Confissão Luterana se reuniam nas casas de seus membros para realizarem seus cultos e ofícios.  Em 24 de julho de 1949 se organizaram em um pequeno ponto de pregação onde foi realizada a primeira Assembleia de fundação da assim denominada, Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Tangará.

Em 1955, concluiu-se a construção do primeiro templo, nas proximidades onde hoje está localizado o Hospital Frei Rogério.

Em 30 de outubro de 1974, sob a presidência do Sr. Vanderlei Valdair Stiehl, foi negociada juntamente com a Mitra Diocesana de Lages a aquisição de um terreno de 3.300 metros quadrados onde hoje está a atual sede da nossa Comunidade, sendo este adquirido pelo valor de seis mil e seiscentos cruzeiros (Cr$ 6.600).

Com a madeira do primeiro templo que havia sido construído em 1955, foi erguido no ano de 1976, um pavilhão aqui neste novo terreno adquirido.

Neste pavilhão passou a ser realizados os cultos, ensino confirmatório, casamentos, festas e todas as atividades da igreja. Os cultos aconteciam uma vez por mês pelos pastores que vinham de Joaçaba e posteriormente de Luzerna.

No ano de 1986/87, sob a presidência do Sr. Aluysio Klagenberg, foi construído o novo templo em alvenaria que está em uso até o presente momento.

Em seu auge a Igreja Luterana em Tangará chegou a ter registrado em seu rol de membros aproximadamente 40 famílias. Portanto, no ano de 2003, constatou-se que o número de membros estava drasticamente reduzido por diversos fatores, tais como: menor índice de natalidade; morte natural; migração para outras regiões e alguns desligamentos. Como resultado deste compromisso, no ano de 2005, as grandes festas comunitárias foram (substituídas pelos almoços comunitários com vista à Comunhão). Desde então, nossas promoções não visam em primeiro lugar o lucro financeiro, pois o sustento financeiro da Comunidade passou a ser pelos dízimos proporcionais e contribuições voluntárias dos membros, a partir do princípio evangélico da fé/gratidão/compromisso.

Em 2009, iniciou-se em Tangará um Projeto Missionário com a tenda da Missão Zero em parceria com a Paróquia de Luzerna/Ituporanga, onde foram realizadas visitas nas casas e a partir deste projeto foi formado grupos de crianças e casais Sob a presidência do Sr. Arnildo Von Scharten, neste mesmo ano de 2009, foi construída a casa ministerial em Tangará. 

Mais fotos: fotos clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário